Compartilhe

Com mais de 15 anos de história, a Preditiva é referência nacional em análises de energia elétrica. A iN2 é especializada em softwares baseados em nuvem. Em parceria, as duas empresas reuniram seus conhecimentos para desenvolver o sistema de Telemetria Elétrica, tecnologia até então indispensável no modelo atual de tarifação da energia elétrica no Brasil, contribuindo diretamente na qualidade e na redução do consumo efetivo de energia na indústria e comércio.
 
Solução
 
A Telemetria Preditiva utiliza a transmissão inteligente de dados por chip de celular. Uma das características da tecnologia é o termo “empoderamento” (do inglês empowerment), que significa dar poder ao usuário. Especificamente em telemetria, esse poder está diretamente relacionado à gerência, a tomada de decisões e ao controle do seu consumo de energia, demandas, fator de potência, geradores, entre outros. No Brasil, apenas clientes corporativos, ou instituições de grande porte usufruem desses benefícios.
 
Este projeto propõe beneficiar todos os clientes classificado como grupo A, ou seja, consumidores atendidos em alta tensão, acima de 2300 volts, com as características do “empoderamento”. O sistema foi desenvolvido para prevenir, notificar e educar o usuário sobre qualquer anomalia ou mau funcionamento de sua estrutura elétrica interna e externa. O sistema é dividido em duas partes: uma recebe e processa os dados, permitindo o disparo de alertas SMS quando houver qualquer anomalia como: demanda prestes a ultrapassar, fator de potência fora dos limites ou falha em geradores, o outro para desktops que permite o acesso de qualquer dispositivo conectado a internet, como exemplo: celulares, tablets ou notebooks, permitindo o acompanhamento em tempo real de tudo que está acontecendo relacionado ao consumo de energia elétrica, além de permitir um comparativo diário, mensal ou anual destes dados.
 
Resultados
 
A Telemetria trouxe importantes vantagens desde o início de sua implantação no IL Campanário, hoje a demanda é controlada através da telemetria, com alertas via SMS nos celulares quando a demanda está prestes a ultrapassar, possibilitando o desligamento de cargas antes de ocorrer a ultrapassagem, evitando assim, multas por demanda de ultrapassagem.
 
O acionamento dos geradores também é monitorado via telemetria, pois os mesmos são diariamente acionados durante o horário de ponta (18:30 às 21:30). Quando há alguma falha no funcionamento dos geradores, também são emitidos alertas via SMS.
 
Além disso, detectou-se através da telemetria, problemas graves no fator de potência do complexo, o que provocou uma inspeção minuciosa detectando uma falha no banco de capacitores. A troca do banco foi providenciada e o problema foi solucionado, reduzindo o consumo e evitando multas por demanda reativa excedente.
 
Sobre a Telemetria Preditiva e Demonstração em tempo real:
1.  Link: www.preditiva.eco.br/telemetria.php  
2.  Site Preditiva: www.preditiva.eco.br  
3.  Site iN2: www.in2sistemas.com.br  
4.  Contato Comercial: (51) 3748-7107
 
Mais Informações
Blog Reduze – blog.reduze.com.br   
 
 

acesso rápido

pt_BRPT