Compartilhe

Pesquisa Martech 2016  revela o impacto de ações digitais nos negócios

 

Enquanto quase 50% das empresas que adotam Inbound Marketing levam menos de 30 dias para o fechamento de vendas, apenas 17% das empresas que adotam a estratégia Outbound conseguem alcançar o mesmo resultado. É o que mostra a Martech 2016, pesquisa que traz um panorama inédito sobre o  uso de estratégias digitais em mais de 500 empresas de tecnologia no Brasil. Desenvolvida pela Resultados Digitais e pela Rock Content com apoio da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), a segunda edição da Martech traz informações sobre a adoção de estratégias de marketing e vendas, além dos resultados a partir de cada uma delas.
 
Neste ano foram destacados dados como: modelo de aquisição de clientes, montagem de equipe, estratégias mais usadas para geração de Leads, estratégias de marketing de conteúdo, impacto de ações digitais nos negócios, processo de vendas, funis de conversão, além de tendências e previsões de investimento em marketing digital. A primeira versão do relatório, lançado em 2015, já conta com mais de 3 mil downloads e tem ajudado diversas empresas a guiar suas ações a partir da observação de dados de empresas com o mesmo perfil.
 
Metodologia
Para a Martech 2016 foram entrevistados 517 profissionais de empresas de todo o Brasil, entre os meses de julho e agosto. A amostragem foi formada por participantes voluntários de organizações de tecnologia dos segmentos de Software e Cloud, Aplicativo/Mobile, Hardware, Telecomunicações e outros perfis que também se encaixavam no setor. A maioria das empresas entrevistadas tem como característica menor porte (de 1 a 100 funcionários) e modelo de negócios B2B. Entre os respondentes estão sócios, CEOs, gerentes de vendas e marketing, entre outros.
 
Destaques
 
Mais empresas estão adotando conteúdo como estratégia – Em 2015, cerca de 50% das empresas apresentaram blog como estratégia de geração de Leads e em 2016 esse número aumentou para mais de 70%, o que prova que o canal está em expansão.
 
Automação e geração de leads – Empresas que contam com uma ferramenta de automação de marketing geram mais de 10x mais Leads dos que a não adotam o recurso e tendem a se considerar mais bem-sucedidas em marketing de conteúdo. Enquanto 70,1% daquelas que utilizam se dizem eficazes na estratégia, essa porcentagem é de apenas 35,2% entre aquelas que não utilizam.
 
Qualificação das oportunidades – Cerca de 65% dos negócios que adotam uma ferramenta de automação de marketing conseguem qualificar seus Leads e identificar os prospects mais preparados para a compra. Entre quem não adota, esse número cai para menos de 15%.
 
Processo de Vendas – Entre os entrevistados, 30% trabalham com Inside Sales como processo de vendas, 15% utilizam Self Service e quase 35% dos respondentes afirmaram ter mais de um processo em seus negócios.
 
Confira a pesquisa completa:  http://pesquisas.rockcontent.com/martech/.
 

acesso rápido

pt_BRPT