Compartilhe

Além de noticiar, recentemente, a implantação do Centro de Inovação no Rio de Janeiro, a Intel Brasil acaba de anunciar a instalação do primeiro IPCC – Intel Parallel Computing Center – em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O programa global IPCC tem por objetivo custear bolsas a pesquisadores e PhDs que desenvolvam aplicações de software com técnicas de programação paralela utilizando HPC.
 
“A COPPE/UFRJ será o primeiro de vários IPCCs no país e dará ao Rio e ao Brasil acesso e inclusão na vanguarda mundial de computação de alta performance, atuando de forma integrada ao novo Centro de Inovação” conta Max Leite, diretor de Inovação da Intel no Brasil. “O IPCC da COPPE/UFRJ desenvolverá ainda projetos para auxiliar a área de mapeamento sísmico do pré-sal”, conclui o executivo. Atualmente a Intel também investe em projetos inovadores com o Estado através da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro).
 
Até o fim do ano, a Intel planeja oferecer cursos avançados de HPC. “Educação é tema estratégico e vamos estruturar aqui, no Rio de Janeiro, cursos por meio do HPC Educational Center”, lembra Fernando Martins, diretor executivo de Estratégia e Inovação da Intel Brasil.
 
Apoio às startups
 
A Intel pretende ainda apoiar institucionalmente Programas de Startups da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e do Governo do Estado do Rio de Janeiro e oferecer o Centro de Inovação para que novas empresas desenvolvam suas aplicações sem custos com computação ou software de programação. Em contrapartida, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e o Governo do Estado do Rio pretendem fazer “co-funding”, o que significa que os investimentos da Intel no Rio terão auxílio da Prefeitura e do Governo do Estado no fomento de bolsas de pesquisa e de projetos.
 
“Estamos contentes por termos políticas públicas que permitiram atrair a Intel para nossa cidade e para o nosso estado. Temos certeza que, em conjunto, estaremos desenvolvendo soluções que melhorem a vida das pessoas com o uso de alta tecnologia”, afirma o governador Luiz Fernando Pezão.

acesso rápido

pt_BRPT