Compartilhe

Centro Universitário Senac e o Senai-BA receberão laboratórios especializados
 
A Intel anunciou durante o Intel Software Day, evento voltado para profissionais, acadêmicos e estudantes da área de desenvolvimento de software, um programa para a implantação de laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de software em parceria com universidades brasileiras. O programa faz parte do plano de incentivo à inovação no Brasil anunciado no início de 2013, em parceria com o MCTI, que prevê o investimento de R$ 300 milhões em pesquisa e desenvolvimento no Brasil em um período de cinco anos.
 
As duas primeiras instituições de ensino superior brasileiras a receberem os novos laboratórios são o Centro Universitário Senac e o Senai-BA. Os laboratórios serão equipados com ferramentas para a criação e teste de aplicações para plataformas móveis. Alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em Ciência e Engenharia da Computação e de Tecnologia da Informação das universidades envolvidas terão acesso aos laboratórios, bem como treinamentos específicos nas ferramentas de software para o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis baseados na plataforma Android e equipados com arquitetura Intel.
 
“Com o crescimento da base instalada de tablets e smartphones no Brasil, abrem-se novas oportunidades para que os empreendedores da área de software conquistem novos mercados com ideias inovadoras e aplicações de primeira linha” explica Nuno Simões, diretor do Grupo de Software e Serviços da Intel na América Latina. “A instalação de laboratórios em centros de excelência na produção de software busca preparar os jovens profissionais para atender as demandas do mercado em um dos segmentos que mais cresce dentro da indústria global de software”.
 
Nuno Simões também comentou sobre o sucesso do Intel Software Day, que apresentou um crescimento expressivo do número de participantes em relação ao ano anterior. “Recebemos mais de 1300 pessoas. As palestras técnicas estavam sempre lotadas e a receptividade superou as nossas expectativas. O objetivo principal do evento é o de incentivar a inovação e os desenvolvedores têm à disposição as tecnologias das diferentes plataformas Intel. Agradecemos pelo apoio da ABES neste evento, uma entidade que é referência no mercado brasileiro de software, pelas empresas que representa, pelo network e estudos relevantes que realiza”, destacou.
   
O Intel Software Day contou também com a participação de mais de 30 expositores, que mostraram suas inovações em aplicativos, games, perceptual computing, entre outros segmentos.
 
Foi debatida ainda a carência de softwares para dispositivos móveis para o ambiente corporativo.  Apesar do crescente número de pessoas utilizando dispositivos móveis para funções de trabalho, as aplicações corporativas adaptadas para dispositivos móveis ainda não decolaram no país. Segundo estudo recente da IDC, o uso de aplicações corporativas ainda apresenta taxas bastante baixas no Brasil. Das empresas com mais de 250 funcionários, apenas 19% utilizam algum tipo de aplicação corporativa móvel, como CRM, ERP ou SFA. Nas empresas com menos de 250 funcionários, a número cai para 12%. “Haverá forte demanda por aplicações corporativas de mobilidade no Brasil e no mundo, alavancada pela forte escalada dos tablets e smartphones dentro do ambiente empresarial. A Intel quer ajudar os desenvolvedores brasileiros a explorar esse mercado potencial e preparar jovens profissionais para o futuro”, completou Nuno Simões.

acesso rápido

pt_BRPT