Compartilhe
Andreia Silva, Jomar Silva, Fábio Rua e Werter Padilha

Desafios incluem transparência, conectividade e capacitação

 

Para abrir a discussão sobre os desafios da inteligência artificial, tema de um do painel moderado por Werter Padilha, coordenador do Comitê de IoT da ABES da ABES Software Conference, realizada no dia 20/08 em São Paulo, Jomar Silva, developer evangelist da Intel, mostrou como as tecnologias de IoT e Inteligência Artificial vão cada vez mais se fundir, por conta do volume de dados e problemas de conectividade. “Isso virá da necessidade de que as análises de dados sejam feitas na ponta para que haja o envio para a cloud apenas de dados altamente relevantes. Vai ser muito difícil a gente ver daqui a alguns meses ou anos um projeto de IoT sem que ele tenha relação à Inteligência Artificial”, prevê.
 
Adriana Silva, Jedi em Analytics da SAS, apresentou o Data for Good, um projeto da SAS que mostra como os dados podem ser usados para tomar melhores decisões, como, por exemplo, avaliar o grau de vulnerabilidade  de crianças, a partir de várias fontes de dados,  permitindo a prevenção e a intervenção nos casos de maior probabilidade de risco. “Dados não têm informação, mas eles direcionam tudo, desde que a gente trabalhe com eles para tirar proveito. Com a análise de dados, a gente consegue extrair valor”, disse. Entre os principais desafios, além da obtenção de dados, Adriana destaca o desenvolvimento de algoritmos e a implementação para aquele algoritmo efetivamente funcionar.
 
Fábio Rua, diretor de Relações Governamentais da IBM, ressaltou que, se a Inteligência Artificial for usada com transparência e confiança, ela tem capacidade de transformar o mundo. “A Inteligência Artificial veio para curar doenças, para individualizar a educação, para ajudar a gente a ter uma vida mais saudável, mais feliz, com menos trânsito e menos burocracia, com governos mais eficientes, mais digitais e uma sociedade menos desigual”, ressaltando a importância da transparência algorítmica para que se tenha segurança em relação aos insights propostos, como no caso da recomendação de um tratamento médico em detrimento a outro. “É a inteligência do médico com a ajuda da inteligência artificial que vai chegar à melhor decisão de tratamento para o paciente”.

 

Sobre a 8ª edição da ABES SOFTWARE CONFERENCE e o Seminário "Brasil 2022 –Independência (Digital) ou Morte (Competitiva)?

Este ano, a conferência teve como tema central “Transformação Digital do Brasil e as Políticas Públicas”, e contou com mais de 20 palestrantes e painelistas de altíssimo nível, salas para rodadas de negócios e área para exposição de empresas. O evento contou com o patrocínio platinum da IBM; AssinaForte, Intel e EMX Tecnologia, como patrocinadoras premium; Caesbra Benefícios e Microsoft, patrocinadoras gold; e Totvs, patrocinadora silver. Parceiros e apoiadores: Finep, INPI e BNDES; ACATE – Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia; ASSESPRO – Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação; BRASSCOM – Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação; FENAINFO – Federação Nacional das Empresas de Informática, e SOFTEX – Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro.
  
O evento foi seguido do Seminário "Brasil 2022 – Independência (Digital) ou Morte (Competitiva)?, no qual foi apresentado um estudo que lista prioridade e políticas públicas sugeridas para que o Brasil atinja sua "Independência Digital" já em 2022, ano que marca os 200 anos da Independência do Brasil. Realizado em função do ano eleitoral, o documento foi elaborado pelo Think Tank Brasil 2022, composto por alguns dos mais influentes nomes do setor de TI.

Em função desta conjuntura, todos os presidenciáveis foram convidados para apresentarem seus planos na área de transformação digital e receberam uma cópia do estudo como sugestões do setor de TI para o desenvolvimento social e econômico do país. Compareceram ao seminário Henrique Meirelles (MDB), João Amoêdo (Novo), José Maria Eymael (DC) e Kátia Abreu (PDT – vice de Ciro Gomes).

acesso rápido

pt_BRPT