Compartilhe
 
Por Ulisses Mello, diretor do Laboratório de Pesquisa da IBM Brasil

 

Nos próximos 25 anos o consumo global de energia aumentará em 50% e, para atender esta crescente demanda, precisaremos desenvolver novas fontes de energia. Enquanto muitos países já começam a utilizar fontes de energias renováveis, boa parte do mundo ainda depende e dependerá de petróleo.
Um dos principais desafios que o setor de petróleo e gás vem enfrentando é encontrar novos recursos. Sempre que novos poços são perfurados na crosta terrestre e em profundidades cada vez maiores, a indústria de Petróleo se depara com uma necessidade crescente de tecnologias avançadas em análise de dados e elevado poder computacional para encontrar e avaliar novas reservas dos hidrocarbonetos.
 
A IBM e a Galp estão trabalhando juntas para ajudar a solucionar este problema. Como resultado de um projeto de pesquisa de três anos, a Petrogal Brasil e o time da IBM Research Brasil desenvolveram, sob incentivo da estrutura regulatória da ANP (Agência Nacional do Petróleo), o protótipo de uma ferramenta que, usando inteligência artificial e outras tecnologias de ponta, atua como um assistente para geocientistas na identificação e avaliação de prospectos exploratórios e na interpretação de imagens sísmicas. Esta avançada ferramenta computacional interage com os cientistas, trazendo insights e sugestões de acordo com o contexto e pode ajudá-los no desenvolvimento de modelos geológicos aprimorados, na avaliação de riscos de forma mais rápida e eficiente para novos prospectos de exploração e na otimização do desenvolvimento de novos poços exploratórios.
 
A ferramenta foi treinada a partir do conhecimento obtido de diversas interpretações sísmicas e trabalhos de campo já existentes, e esse conhecimento é capturado em um sistema de representação de conhecimento que leva em conta o contexto e práticas de seus usuários. A tecnologia desenvolvida aprimora continuamente seus recursos, aprendendo por meio da interação com os usuários ou com a inserção de novos dados. A compreensão visual baseada em IA é usada para ajudar os geocientistas a examinar grandes conjuntos de dados sísmicos em 3D e identificar rapidamente estruturas geológicas que possam armazenar petróleo e gás.
 
O protótipo desenvolvido automatiza a análise de documentos técnicos (incluindo anotações feitas por cientistas e pesquisadores), fornece conselhos / sugestões sobre como interpretar imagens da subsuperfície e auxilia nas avaliações de risco. O protótipo integra informações relevantes de múltiplas fontes, incluindo imagens sísmicas, trabalhos acadêmicos, anotações e relatórios e, por meio de técnicas de IA, apresenta aos geocientistas recomendações baseadas em evidências como fonte de apoio. Esta informação é capturada ao longo do tempo, permitindo a transferência e retenção de conhecimento.
 
Essas informações, de acesso fácil e instantâneo, podem fazer toda a diferença e agilizar o processo de treinamento e desenvolvimento de habilidades de jovens profissionais. Também permitem uma análise de risco transversal e comparável, o que evita visões unilaterais e permite a comparação de informações entre todos os profissionais envolvidos.
 
O protótipo está sendo testado atualmente por geocientistas e novos recursos estão sendo desenvolvidos pelas duas empresas. Estamos muito animados pois sabemos que este protótipo pode impulsionar o uso de tecnologias avançadas pela indústria de Óleo e Gás e romper barreiras tecnológicas, possibilitando um melhor entendimento sobre as potenciais aplicações de Inteligência Artificial no setor de energia. O protótipo da ferramenta contribuiu significativamente para o crescimento das competências técnicas e científicas da IBM e da Galp e, numa visão mais ampla, para a ciência no Brasil com potencial de aplicação em toda a indústria de petróleo.

 
Aviso: A opinião apresentada neste artigo é de responsabilidade de seu autor e não da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software.

acesso rápido

pt_BRPT