Compartilhe

Iniciativa será apresentada em webinar nesta quarta-feira (23) e tem como objetivo auxiliar gestores públicos

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançaram, na quarta-feira (23), o HUBTEC, uma plataforma virtual dedicada ao incentivo às políticas de inovação. O projeto, que tem o apoio do governo britânico, oferecerá um banco de dados com informações sobre compras públicas no setor de inovação – s chamadas encomendas tecnológicas.

A parceria surgiu a partir da elaboração do guia de boas práticas em encomendas tecnológicas, publicado recentemente pelo Ipea. Caberá ao instituto a produção de estudos e análises publicados na plataforma, que tem como público-alvo gestores do setor público e privado. Entre os temas que serão abordados estão legislação sobre encomendas tecnológicas, exemplos de boas práticas e conteúdos técnicos.

Na avaliação de André Rauen, diretor de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação do Ipea, o HUBTEC é um projeto inovador, de baixo custo, e que terá impacto positivo na atuação de gestores dos setores público e privado. “Vamos traduzir nossas pesquisas para a prática real do planejamento, monitoramento, execução e avaliação de políticas de inovação”, observa.

Além de informar, o HUBTEC contará com uma comunidade de especialistas com capacidade para responder dúvidas, discutir casos e avaliar lições aprendidas. O objetivo é ajudar a superar os desafios na concepção de projetos com riscos tecnológicos concretos.

A nova plataforma foi apresentada ontem (23), em um webinar sobre Compras Públicas de Inovação, aberto ao público mediante inscrição. Organizado pelo Governo Britânico, pela ABDI e Connected Places Catapult (UK), entidade que atua em projetos de inovação e Compras Públicas, o debate teve como objetivo fomentar a troca de experiências e um diálogo construtivo entre o Reino Unido e o Brasil na agenda de políticas de inovação.

Acesse aqui a nova plataforma

acesso rápido

pt_BRPT