Compartilhe

A importância de políticas de incentivo à tecnologia e à produtividade nacional, o marco civil da Internet e a segurança de dados foram temas que marcaram a abertura da 11ª edição do Rio Info 2013 (Encontro Nacional de Tecnologias e Negócios), realizada no dia 17 de setembro.
 
O presidente da ABES, Jorge Sukarie, em sua participação, representando as entidades que compõem a Frente Nacional de Entidades de TI, destacou o tamanho do mercado, que cresceu 10,8% em 2012, e a janela de oportunidades que existe para alavancar ainda mais o setor. “Um recente estudo sobre mercado de software e TI mostrou que o Brasil está entre os países que mais investem. Em 2012, o investimento foi de R$ 60 milhões, deixando o país na sétima posição. A estimativa é de que em 2013 tenhamos crescimento de 14,5%, o que, se acontecer, nos manterá à frente da China” destacou.
 
Jorge lembrou os grandes eventos esportivos que acontecerão no Brasil e o Pré-Sal, que demandarão ainda mais as empresas, além de temas que estão sendo acompanhados  de perto pelas entidades do setor, como a desoneração da folha de pagamentos, a regulamentação da profissão, as questões tributárias que ainda não estão definitivamente esclarecidas, e a terceirização no setor, entre outros temas.
 
Também participaram da mesa de abertura o presidente do Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro (TI Rio), Benito Paret; o professor doutor Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe/UFRJ; o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca; o secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luiz Antônio Rodrigues Elias; Julio Cesar Maciel Ramundo, diretor do BNDES; o deputado Robson Leite, presidente da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da TI; Evandro Peçanha, diretor do Sebrae; Márcio Girão, presidente da Fenainfo; Rubén Delgado, presidente da Softex; Paulo Cesar Coelho, presidente do Proderj; Fernando Cesar Gusmão, reitor do IFRJ; Rodolfo Tavares, presidente da Faerj; Tito Ryff, diretor de operações da Rede de Tecnologia e Inovações do Rio; Diva Maria de Oliveira Gesualdi, presidente do CRC; Lucio da Cunha Fernandes, presidente do Sescon-RJ; e Agostinho Guerreiro, presidente do Crea-RJ.
 
Na avaliação de Sukarie, eventos como a Rio Info contribuem para o desenvolvimento do mercado brasileiro e são fundamentais: “Eventos deste tipo estão ficando raros no país e são importantes para colocar todos os atores num único fórum, durante dois ou três dias, para discutir modelos, apresentar cenários e motivar as empresas a inovar e desenvolver. Felizmente, os onze anos do Rio Info têm caminhado nesta direção. Por isso, agradecemos pelo convite e parabenizados os organizadores”.
 

acesso rápido

pt_BRPT