Compartilhe
O Geração TEC, programa do Governo Santa Catarina para capacitação de jovens e adultos em TIC, realizou um mapeamento de vagas 2013, que apontou que há um número significativo de vagas abertas no setor, acompanhado de uma forte demanda por profissionais capacitados para ocupá-las. O levantamento inicial apontou para uma necessidade de mais de 2,4 mil profissionais neste ano. Para conhecer essa demanda, o Geração TEC mapeou 12 cidades do Estado, durante dois meses.
 
Na Grande Florianópolis, 64 empresas participaram do mapeamento, que indicou a demanda total de 696 vagas, sendo 199 atuais e 497 para os próximos 12 meses.
 
 "O setor de tecnologia representará um dos principais alicerces da nova economia que estamos introduzindo no Estado", avaliou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen.
 
O Geração TEC é um programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), realizado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e do Instituto Internacional de Inovação (i3), em parceria com a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate).
 
Lançado em 2011, já capacitou e formou 2.092 pessoas em 12 cidades de Santa Catarina. Para 2013, o Governo do Estado já garantiu R$ 3,5 milhões em recursos para a execução do programa, que pretende formar cinco mil pessoas até 2014. Podem participar jovens e adultos a partir de 17 anos que estejam: cursando o último ano do ensino médio ou já ter concluído esta etapa de formação; que tenham conhecimento básico em informática e em raciocínio lógico; e que não estejam empregados em atividades relacionadas à TIC.
 
Para o presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), Guilherme Bernard, trata-se de uma das iniciativas mais importantes para a formação de recursos humanos no Brasil. “O sucesso das edições anteriores do programa demonstra a necessidade de seguir investindo no desenvolvimento de profissionais qualificados, alavancando a competitividade e a capacidade de inovação das empresas catarinenses”, destacou.

 

acesso rápido

pt_BRPT