Compartilhe
Como parte do Programa TI Maior, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a empresa norte-americana EMC assinaram um acordo de cooperação técnica e científica para a construção do Centro de P&D em Big Data da EMC no Rio de Janeiro, um dos quatro centros de pesquisas no Brasil que participa Programa.
 
No acordo, assinado pelo ministro Marco Antonio Raupp e a vice-presidente da companhia no Brasil, Karin Breitman, a EMC colaborará com as agências governamentais, universidades e indústria privada do Brasil para empreender iniciativas conjuntas relacionadas com a pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias de Big Data, Computação em Nuvem e Segurança da Informação.
 
O Centro de P&D em Big Data, que será focado, principalmente, na aquisição, análise, colaboração e visualização de dados gerados para a indústria de petróleo e gás, faz parte do investimento da EMC de US$ 100 milhões no Brasil em 5 anos, anunciado em 2011.
 
"A nossa intenção é tornar o Brasil um grande Centro Global de Pesquisa e Desenvolvimento. Acordos firmados com empresas de grande porte, como a EMC vão alavancar setores estratégicos para o país", afirma Virgilio Almeida, secretário de Política de Tecnologia da Informação do MCTI.
 
O Brasil é considerado uma região estratégica para a EMC e, de acordo com os executivos, tem potencial para atrair e reter profissionais altamente qualificados que ajudarão a inovar e a manter a liderança da EMC na indústria de tecnologia. “A EMC está honrada em ser um dos quatro centros de pesquisa do Programa TI Maior. Acreditamos que nosso relacionamento colaborativo irá contribuir para o Brasil se tornar um colaborador-chave em pesquisa de Big Data e um importante líder em desenvolvimento dos melhores cientistas de dados do mundo", disse Karin Breitman.
 
 

acesso rápido

pt_BRPT