Compartilhe

Com foco em acessibilidade e sustentabilidade, espaço é resultado da mescla entre estratégia de ambiente de trabalho inteligente e colaborativo adotada pela Microsoft em escritórios de todo o mundo e elementos da cultura brasileira

A Microsoft Brasil inaugurou recentemente seu novo escritório em São Paulo. Localizada na Vila Olímpia, no conjunto São Paulo Corporate Towers, a nova sede da Microsoft no país espelha a estratégia de ambiente de trabalho inteligente adotada pela empresa em escritórios de todo o mundo, associando-a a elementos que remetem ao Brasil. O espaço foi planejado com foco em acessibilidade e sustentabilidade.

“A Microsoft vem vivendo uma profunda transformação cultural e agora teremos no Brasil um escritório que reflete essa mudança, com um espaço moderno e aconchegante, que vai estimular ainda mais a colaboração e inovação entre nossos funcionários e também com clientes e parceiros”, afirma Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil. “Estamos presentes no Brasil há 30 anos e o investimento neste novo escritório reforça nosso compromisso de longo prazo com o país”, diz a executiva.

Tendo Diversidade e Inclusão como prioridade e um pilar de sua cultura, a Microsoft teve uma grande preocupação com acessibilidade desde a concepção do projeto do novo escritório. O espaço foi criado para facilitar a inclusão de pessoas com deficiência, seja ela física, de visão ou audição. O objetivo é que todos possam acessar sozinhos e confortavelmente todas as dependências do local. Esse é o primeiro escritório da Microsoft na América Latina a contemplar todos os recursos de acessibilidade orientados pela empresa globalmente.

As recepções funcionam em dois níveis de altura, as portas são automáticas e amplas, todas as estações de trabalho oferecem ajuste de altura, carpetes e pisos apropriados para facilitar a locomoção, além de sinalização em braile. Os banheiros também foram pensados com foco em acessibilidade e inclusão de gênero.

Como parte do conceito de ambiente de trabalho inteligente, o escritório não tem estações fixas de trabalho para cada funcionário e possui diversos ambientes de trabalho alternativos, incluindo espaços abertos. Todos esses aspectos foram pensados para estimular a colaboração e a produtividade, tendo como ponto de partida a ideia de que juntos os funcionários podem trabalhar melhor e aprender mais, com impacto positivo para clientes e parceiros. “Esse é um espaço que espelha a visão da Microsoft sobre o ambiente de trabalho moderno, somando-se aos recursos que a tecnologia é capaz de oferecer”, afirma Cosentino.

Brasil e sustentabilidade influenciam a decoração

Dos três andares ocupados no edifício, um abrigará o Centro de Tecnologia Microsoft (MTC, na sigla em inglês), espaço utilizado para demonstrar inovações, receber clientes e parceiros. O novo escritório da Microsoft contará ainda com uma Sala de Educação e um espaço voltado ao fomento a startups por meio do Fundo BR Startups.

Planejado por uma empresa local de arquitetura e design, o novo escritório da Microsoft reúne elementos brasileiros em diversos espaços. São cores, texturas e peças de design que remetem à flora e à fauna do país, pontos turísticos, tetos que simulam o movimento das águas e painéis de areias coloridas típicas do Brasil.

Priorizando o bem-estar dos colaboradores, o escritório também tem espaços com iluminação natural e vista de paisagens externas. Além disso, há salas especiais dedicadas a momentos de descompressão e criatividade, além de uma sala de beleza,  para manicure e outros serviços. Já a Mother's Room é um espaço reservado para mães em fase de amamentação, equipado com poltronas e equipamentos para a coleta e armazenamento do leite, incluindo geladeiras.

O prédio que abriga a nova sede da Microsoft possui certificação LEED Platinum, ou seja, atende aos mais altos requisitos de sustentabilidade para edifícios, de acordo com o United States Green Building Council (USGBC). A estrutura também conta com vestiários e bicicletários para estimular o uso de bicicletas como meio de transporte para o trabalho. A Microsoft também terá um programa próprio para aluguel de bicicletas elétricas pelos funcionários.

acesso rápido

pt_BRPT