Compartilhe

 

O Brasil é agora uma das 11 regiões com infraestrutura local do Azure

 

A Microsoft anunciou o início das operações da nova região Azure, plataforma de serviços na nuvem da companhia, no Brasil. A expansão vai permitir que clientes armazenem dados e aplicações no País, dando mais agilidade para empresas e parceiros. A Microsoft espera que essa expansão ajude a companhia a seguir ganhando participação de mercado no segmento corporativo, seja entre grandes ou pequenas e médias companhias.
 
De acordo com a consultoria IDC, o mercado de infraestrutura como serviço na nuvem (IaaS) – no qual o Azure está inserido – deve crescer 50% no Brasil em 2014, somando US$ 429 milhões. Esses números dão mostras do potencial desse mercado e do quanto a Microsoft pode se beneficiar desse crescimento por meio do Azure.
 
A capacidade local oferecida pelo Microsoft Azure vai permitir que companhias tenham ganhos significativos de desempenho, incluindo a redução de latência, que vai beneficiar diretamente o tempo de resposta das aplicações. Na prática, o armazenamento local vai encurtar a distância percorrida pelos dados. Os clientes também poderão optar pela redundância local, o que significa que seus dados serão replicados três vezes dentro do datacenter, ajudando no quesito de recuperação contra desastres.
 
O Microsoft Azure está vivendo um momento importante globalmente, com resultados que indicam a força da plataforma de nuvem da Microsoft no mercado, sendo que o faturamento mundial da divisão tem apresentado crescimento de 150% ano a ano.
 
“A Microsoft está se reinventando em todas as áreas em que atua e o início das operações da nova região Azure no Brasil representa um momento fundamental, ampliando os benefícios que oferecemos para nossos atuais clientes e nos ajudando a atrair novas companhias. Somos a única companhia a oferecer uma plataforma de cloud híbrida que atende à demanda de clientes por uma infraestrutura mista, que cubra tanto a nuvem pública quanto a privada e, independentemente do modelo, contribui para o desenvolvimento do negócio. O Brasil é agora uma das 11 regiões do mundo a abrigar uma infraestrutura local do Azure e o início das operações comerciais vai ajudar a impulsionar ainda mais nosso negócio”, afirma Mariano de Beer, presidente da Microsoft Brasil.
 
A interoperabilidade e a nuvem híbrida são dois dos principais diferenciais competitivos do Azure. A primeira diz respeito à capacidade de a plataforma interagir com sistemas não baseados em tecnologia Microsoft, incluindo software livre. Já a nuvem híbrida é resultado da preocupação da companhia em permitir que o cliente transite livremente entre o modelo de nuvem pública (tanto da Microsoft quanto de sua rede de parceiros) e privada, sem o receio de ter de se fixar a somente uma delas.
 
Em todo o mundo, a Microsoft tem investido mais de US$ 1 bilhão no Azure, presente, atualmente, em 90 países. O produto, que já está disponível no País desde 2010 para empresas de todos os portes, startups e desenvolvedores, oferecendo o poder da nuvem com soluções que permitem escalabilidade, elasticidade e segurança.
 
O Microsoft Azure suporta máquinas virtuais Windows e Linux, SQL Server e Hadoop e estruturas abertas, como WordPress, Joomla e Drupal. Os desenvolvedores que trabalham em .NET, Java, PHP, Node.js e Python podem usar o SDK disponível gratuitamente pelo link http://www.windowsazure.com/pt-br/downloads/.

 

acesso rápido

pt_BRPT