Compartilhe
A Microsoft firmou um acordo com a Softex, entidade responsável pela gestão do programa Brasil Mais TI do governo federal, para oferecer cursos sobre tecnologia. Inicialmente, são seis opções de conteúdos técnicos elaborados pelos profissionais da empresa para contribuir com a capacitação dos jovens para o mercado de trabalho.
 
Os cursos oferecidos gratuitamente pela Microsoft a princípio são: Conceitos básicos desenvolvimento de software, Fundamentos da computação em nuvem, Fundamentos da Linguagem C#, Fundamentos de Rede, MVA TOP 10 Recursos do Windows 10 e Office 365. Os treinamentos são voltados para estudantes que estão iniciando a vida profissional, e representam uma oportunidade de qualificação para prepará-los ainda mais para seu primeiro emprego na área de tecnologia. Ao concluir as aulas pelo portal Brasil Mais TI, os jovens recebem certificado. A parceira se estenderá e novos cursos serão inseridos no decorrer do ano.
 
Com mais de 200 mil estudantes cadastrados, o portal Brasil Mais TI é um projeto financiado pelos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, com coordenação técnica da Softex, e tem como objetivo despertar o interesse dos jovens pela área de tecnologia. Diversas empresas nacionais e internacionais do setor colaboram com oferta de treinamentos.
 
Segundo Richard Chaves, Diretor de Inovação da Microsoft Brasil, “nós temos um compromisso com o desenvolvimento e a competitividade do Brasil e sabemos que a Educação é o principal alicerce para avançar nesse sentido. Temos diversas iniciativas na área educacional e esta com o Brasil Mais TI reforça o nosso apoio à capacitação de jovens, preparando-os para o mercado de trabalho e incentivando-os na área da tecnologia em prol de um mundo melhor”.
 
“Um dos principais gargalos da indústria de software e serviços de TI é o crescente déficit de profissionais qualificados, que poderá atingir a preocupante marca de 408 mil em 2020. Um dos principais objetivos deste projeto é justamente atrair o interesse dos jovens para uma formação em uma das muitas opções disponíveis nas carreiras tecnológicas, que oferecem também salários bastante atraentes”, explica Diônes Lima, vice-presidente de operações (COO) da Softex.

Parceria com o CUBO para auxiliar startups
 
Outra iniciativa da companhia é que em parceria com o CUBO, programa do Itaú Unibanco e da Redpoint e Ventures para fomentar o mercado de startups no Brasil, a Microsoft oferecerá aos empreendedores apoiados acesso gratuito à nuvem e mentoria de negócios para o desenvolvimento de seus negócios. A empresa de tecnologia também contará com um espaço no CUBO, em São Paulo.
 
A colaboração entre as empresas também envolve o fornecimento de tecnologia e conhecimento técnico para empreendedores. Dessa maneira, eles poderão destinar seus investimentos a outras atividades-chave para seus negócios.
 
Segundo o diretor de Inovação e Novas Tecnologias da Microsoft Brasil, Richard Chaves, esta parceria tem o intuito de aprimorar o trabalho já realizado com o CUBO para dar ainda mais possibilidades aos empreendedores brasileiros no que diz respeito ao uso de inovações. “Temos programas para apoiar integralmente a jornada empreendedora, pois acreditamos que dessa forma também contribuímos para movimentar a economia e gerar empregos no país. Nossas parcerias visam somar esforços para ampliarmos o impacto local das starturps”, comenta o executivo.
 
“Com essa parceria pretendemos apoiar ainda mais nossas startups residentes, que terão uma estrutura mais forte para colocar seus produtos no mercado”, conclui Flavio Pripas, diretor do CUBO.

acesso rápido

pt_BRPT