Compartilhe

Proposta de pré-incubação de empresas em áreas como audiovisual e entretenimento digital pretende fortalecer cluster catarinense
 
O “Programa de fortalecimento da economia criativa em TIC de Santa Catarina” do MIDI Tecnológico, incubadora gerida pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e mantida pelo Sebrae/SC, foi aprovado no 1º Edital de Fomento a Incubadoras de Empreendimentos da Economia Criativa, do Ministério da Cultura (MinC). O resultado foi apresentado na quinta-feira (17), pelo Secretário Nacional de Economia Criativa, Marcos André Carvalho, durante a 30ª Conferência Mundial da IASP e o 23º Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras, promovido pela Anprotec e o Sebrae, em Recife (PE).
 
O MIDI ficou em terceiro lugar na chamada, apenas um ponto atrás dos dois primeiros lugares. A chamada pública, que é uma iniciativa da SEC, contemplou 15 incubadoras em oito estados brasileiros: Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O edital tem a finalidade de fortalecer incubadoras para que ampliem e qualifiquem sua capacidade de incubação de empreendimentos criativos e inovadores.  O apoio total do MinC aos projetos selecionados foi de R$ 4.493.557,52. Cada projeto contará com o apoio do MinC no valor máximo de 400 mil reais.
 
O resultado foi publicado no Diário Oficial da União, na seção 3, páginas 16 e 17, desta quinta. Confira aqui.
 
Santa Catarina criativa
A proposta apresentada pelo MIDI Tecnológico tem como objetivo geral ampliar a capacidade de apoio da incubadora ao desenvolvimento de novos empreendimentos de base tecnológica do setor da economia criativa, fortalecendo o cluster de entretenimento digital, audiovisual, games e design de Santa Catarina. Para tanto, a incubadora propõe um Programa de Pré-incubação para até 10 novas startups das áreas de entretenimento, jogos e mídias, design, vídeos, entre outros, para que após uma preparação de 12 meses possam ingressar na incubadora e no mercado.
 
O MIDI também irá oferecer um programa de capacitação e consultorias personalizados às startups pré-incubadas e incubadas e apoiar a divulgação e a promoção de seus produtos em nível local e nacional. Posteriormente, as startups apoiadas pelo programa serão acompanhadas para avaliação de desenvolvimento e impactos gerados pelo projeto. A incubadora também espera apoiar a integração e promoção de iniciativas do estado na área audiovisual, como o projeto Novos Talentos e a Vertical Games, entre outras ações que promovam o fortalecimento do cluster de Economia Criativa em TIC de Santa Catarina.
 
Potencial econômico – O setor de Economia Criativa vem chamando atenção de investidores e grandes empresas, pois costuma contar com boas taxas de retorno e produtos inovadores com grande potencial de mercado. Diante deste cenário, o MIDI Tecnológico tem possibilitado o surgimento, a implantação, o desenvolvimento e o ingresso no mercado, de forma sustentável, de projetos empresariais inovadores de base tecnológica, sendo os empreendimentos da Economia Criativa, em especial dos setores audiovisual (mídias digitais, animação e jogos digitais) e entretenimento digital, um dos setores alvo da incubadora.
 
O MIDI apoia atualmente 11 empreendimento criativos, sendo um residente, quatro na modalidade virtual e seis empresas graduadas.

acesso rápido

pt_BRPT