Compartilhe

 

Objetivo é promover desenvolvimento de sistemas máquina a máquina

 

O Ministério das Comunicações publicou publico na edição de hoje do Diário Oficial da União a portaria n.º 1.420, que cria a Câmara de Gestão e Acompanhamento do Desenvolvimento de Sistemas Máquina a Máquina. A instauração da câmara ocorreu durante um workshop realizado no auditório do MiniCom, em Brasília, com o objetivo de coletar informações de empresas que atuam no segmento.
 
Os aparelhos M2M, da sigla em inglês, têm a capacidade de se comunicar entre si sem a intervenção humana e possuem variados usos no dia a dia da população, das empresas e do governo.
 
O diretor de Banda Larga do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra, destacou que estão entre os objetivos da câmara acompanhar a evolução e o surgimento de novas aplicações máquina a máquina e coordenar a cooperação técnica entre prestadoras de serviços de telecomunicações, fabricantes de equipamentos e entidades de pesquisa. Além disso, os seus integrantes vão trabalhar na formulação de políticas públicas para o setor. "Existe todo um espaço a ser construído, toda uma política a ser formulada para ampliar o tema no país".
 
 A Câmara de Gestão é composta por membros dos ministérios das Comunicações e da Ciência, Tecnologia e Inovação; da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); além de representantes da indústria, das prestadoras de serviço em telecomunicações, de instituições de ensino e desenvolvedores de aplicações para o segmento.

acesso rápido

pt_BRPT