Compartilhe
 

Líder mundial em inovações, tecnologias e produtos com tecnologia RFID (identificação por radiofrequência, da sigla em inglês), a Alien Technology acaba de firmar parceria com a Taggen Soluções IoT, que foi nomeada para efetuar a distribuição de seus equipamentos no Brasil, ela será a primeira representante certificada da companhia norte-americana no país. Nessa etapa inicial, serão vendidos no mercado nacional leitores, antenas e acessórios para a identificação por radiofrequência (RFID), todos homologados e certificados pela Anatel.
 
“Os produtos desenvolvidos pela  Alien®  são considerados os mais avançados do mundo, para implementações de soluções com a tecnologia RFID, devido à capacidade, velocidade de leitura, robustez e inteligência embarcada. É possível associar as leituras a uma diversidade de soluções de processamento dos dados, que agregam funcionalidade, velocidade e inteligência ao trabalho de identificação e rastreabilidade de objetos”, explica Werter Padilha, CEO da Taggen.
 
Como distribuidora certificada, a Taggen terá estoque local e fornecerá suporte técnico e treinamento aos integradores, além de fornecer um midleware RFID, que reduz o tempo de desenvolvimento das soluções.
 
O Diretor de Desenvolvimento de Negócios – América Latina da Alien, José Carlos B. Oliveira, explica que a Alien teve um importante papel no desenvolvimento do protocolo de RFID e se diferencia por fabricar os próprios chips e leitores. “Ao final de 2015, decidimos ampliar a presença da empresa no mercado latino-americano e iniciamos os estudos. Escolhemos a Taggen porque ela tem experiência consolidada com a tecnologia e renome no segmento, dois diferenciais fundamentais para efetuar uma venda técnica com embasamento”, destacou.
 
Ao incluir esta parceria comercial ao seu portfólio, a Taggen visa fortalecer seu posicionamento como fornecedora de ferramentas e equipamentos para integradores de soluções, oferecendo conhecimento tecnológico, consultoria e inteligência de negócios para seus clientes que atuam em diferentes setores, como agronegócio, varejo, logística, indústria, bens de consumo, transporte, defesa, entre outros.
 
Os equipamentos da Alien Technology permitem que os clientes melhorem a produtividade, o controle de processos, a segurança e o rastreamento de itens e ativos.
 
“Com os produtos da Alien será possível a criação de soluções industriais, logísticas e de varejo, otimizando processos em qualquer um desses setores. Os leitores Alien permitem que parte do software do cliente seja embarcado no leitor, trazendo velocidade e minimizando a necessidade de infraestrutura de servidores”, explica Mario Prado, CTO da Taggen.
 
Adicionalmente, a Taggen fornecerá consultoria e todo o suporte técnico às empresas integradoras de soluções que desejarem se tornar revendas e trabalhar com estes equipamentos. Os treinamentos serão fornecidos por uma equipe técnica especializada e previamente certificada no próprio centro de excelência em RFID da Alien nos Estados Unidos.
 
RFID e IoT no Brasil e no mundo
 
Segundo Prado, a adoção da tecnologia de RFID no Brasil ainda está defasada em comparação com outros países. “A oferta dos equipamentos da Alien Technology faz com que o Brasil conte com recursos tecnológicos da mais alta qualidade e confiabilidade para identificação e rastreamento de objetos”, esclarece.
 
De acordo com o executivo da Alien, os segmentos mais fortes no uso do RFID no mundo são varejo de moda, logística, controles industriais e controles de ativos. Tem crescido a penetração da tecnologia na indústria 4.0, com o IIoT (internet das coisas industrial, da sigla em inglês), para identificação de coisas relevantes a processos industriais. A tecnologia permite que seja implementado o primeiro passo para uma conexão confiável dos equipamentos às redes. Estudos apontam que o mercado global de RFID deverá comercializar 6 bilhões de etiquetas em 2017, sendo que este número tem crescido, em média, cerca de 40% ao ano.
 
Quanto ao Brasil, projeções da consultoria Frost & Sullivan, apontam que o mercado nacional de IoT deva alcançar receitas de US$ 3,29 bilhões até 2021, uma estimativa que se refere a hardware (módulo de conectividade e outros componentes), software e serviços diretamente ligados a soluções IoT.
 
O potencial é promissor, pois o Governo Federal divulgou um estudo aprofundado sobre esse ecossistema e lançou o Plano Nacional de IoT (2017-2022), cujas verticais priorizadas já foram definidas: saúde, rural, cidades inteligentes e manufatura. O governo incluiu RFID neste plano, o que deve abrir uma série de oportunidades para empresas que desejam investir nessa tecnologia.
 
Saiba mais sobre essa parceria pelo site www.taggen.com.br.
 
Alien, Alien Technology e o logotipo Alien são marcas comerciais ou marcas registradas da Alien Technology, LLC nos Estados Unidos e em outros países.
 

acesso rápido

pt_BRPT