Compartilhe
 
 
Carlos Sacco, diretor da ABES; Fernando Teles, CEO da Visa do Brasil, e Edson Silva, CEO da Nexxera

Solução utiliza o chatbot do Facebook Messenger e traz conveniência para consumidores e emissores de faturas

 

Nexxera, Visa e Adiq lançaram no dia 01 de agosto o "Pague suas contas", um chatbot que permite o pagamento de boletos referentes a suas contas de consumo com cartão de crédito de maneira inovadora. Com a solução, portadores de cartões Visa poderão pagar suas contas de consumo em diferentes segmentos – utilities (luz e água), governos, educação, condomínios, seguros e saúde – usando o Facebook Messenger, dispensando assim à ida a bancos ou casas lotéricas, ou, ainda, a digitação do código de barras na internet. Inicialmente, a nova solução de pagamento estará disponível exclusivamente na Grande Florianópolis, em fase piloto, cidade que sediou o evento de apresentação da inovação, que contou com a presença de Carlos Sacco diretor de Relacionamento e serviços da ABES.
 
O funcionamento deste chatbot é simples. O consumidor pode usar o QR code ou o código de barras disponíveis em sua conta para acessar o chatbot ou simplesmente "chamar" o perfil "Pague suas contas" no Messenger.
 
Após o consumidor digitar o CPF e confirmar outros dados pessoais, o bot identifica as contas associadas ao seu nome e permite realizar o pagamento dentro do próprio Messenger do Facebook, por meio do Visa Checkout.
 
"O Grupo Nexxera, focado nas facilidades ao usuário, investiu para a entrada das empresas geradoras de contas de consumo neste modelo, dispensando que elas tivessem que realizar mudanças em suas atuais plataformas. Isso é possível em razão dos serviços da Nexxera – que oferecem o motor de pagamento transformando os atuais modelos para uso de cartão com conciliação necessária para o controle do pagamento. Acreditamos numa forte expansão do modelo e na base de usuários", afirma Edson Silva, Presidente do Grupo Nexxera.
 
A solução foi desenvolvida com base em APIs plugadas diretamente nos sites de empresas, como condomínios e escolas. Já estão aptas para pagamento faturas da Casan, Celesc, Condomínios administrados pela Embracon, IPTU Florianópolis e o Sinepe – Sindicato de Escolas Particulares de Santa Catarina, representado pelo Colégio Antônio Peixoto. O serviço não tem custo de instalação.
 
"Utilizamos a metodologia centrada no ser humano para lançar soluções que atendem as necessidades das pessoas. Em meio a transformação digital, o chatbot 'Pague suas contas' oferece conveniência e tempo aos consumidores ao reunir as contas em um canal digital e programar seus pagamentos de forma segura", conta Eduardo Abreu, vice presidente de Desenvolvimento de Negócios da Visa do Brasil.
 
O projeto conta com a empresa de adquirência do BS2, Adiq, para processar os pagamentos. "Desenvolvemos o projeto junto com a Nexxera e Visa, buscando criar algo inovador e que gere valor para as pessoas, simplificando a vida delas e poupando tempo. Investimos na preparação do nosso o ambiente tecnológico para permitir a união dos sistemas, possibilitando o processamento das transações financeiras e fazendo com que seja possível que o cartão de crédito tenha esta nova funcionalidade", explica Renata Pentagna Guimarães Martini, vice-presidente executiva do BS2.
 
Para as empresas geradoras de contas de consumo, trata-se de um novo paradigma que permite competir com custos competitivos com o boleto, além de permitir que seu cliente possa pagar suas contas com mais facilidade, segurança e, ainda, acumular pontos ou milhas em seu cartão, conforme o caso. A solução agrega valor às marcas, diminui a inadimplência – pela possibilidade de o consumidor optar por colocar sua conta em recorrência no cartão – e permite a abertura de novos canais de comunicação para pagamento.
 
Já para o consumidor, trata-se de uma solução simples, conveniente e que oferece a possibilidade de concentrar a maior quantidade de contas em um único canal, caso seja essa a preferência. Pagar estas contas de consumo com o cartão também possibilita uma flexibilidade maior, com a oportunidade de acúmulo de pontos e milhas, quando assim disponíveis pelo emissor do cartão.

O "Pague suas contas" já está online para os cidadãos de Florianópolis e deve começar sua expansão para outras cidades do Brasil ainda neste semestre. Para acessá-lo, basta clicar nesse link.

acesso rápido

pt_BRPT