Compartilhe

 

A ABES SOFTWARE CONFERENCE 2017, realizada no dia 18 de setembro, em São Paulo, teve um painel sobre “Inovação Financeira”, que contou com a participação de Abdallah Hitti, Empreendedor e COO da HIPAY (França), e Carlos Fagundes, Empreendedor e Presidente da Integral Trust, e foi moderado por Gérson Schmitt, Empreendedor e Vice-Presidente do Conselho da ABES.
 

Carlos Fagundes abordou a inovação financeira a partir de uma agenda para que os associados da ABES tenham acesso às fontes de fomento, tomando como base os entraves revelados por uma pesquisa realizada pela associação com empresas do setor de TIC. Esse estudo revelou que as fontes convencionais de financiamento não atendem as necessidades do setor, formado por um grande número de pequenas e médias empresas.

“A sugestão provocativa que apresento em primeira-mão nesse evento é a constituição da plataforma Market Place ABES, que reuniria instituições financeiras, fundos de investimento e o BNDES, uma nova solução para novos tempos. Seria um ambiente de registro e negociação mais padronizado, com a possibilidade de apresentação de garantias por meio de recebíveis, inclusive, e permitiria a entrada no mercado de capitais de forma mais eficiente”, explicou Fagundes.
 


Criador do primeiro banco do mundo sem agências, o Cortal (vendido ao BNP Paribas Group nos anos 90), o empresário e investidor Abdallah Hitii destacou a ampliação do uso da moeda digital e a popularização da eWallet (a carteira pessoal digital), além de contar sua experiência pessoal investindo em fintechs, com grandes projetos globais, como o HIPAY, grupo especializado em pagamentos online, que tem 11 milhões de clientes. “A inovação financeira vem mudar a forma como nós, cidadãos, usamos a moeda e marca o advento e desenvolvimento da economia digital. No futuro, cada um de nós será banqueiro de si mesmo. O futuro é o instant payment”, disse.

Frente as novas tecnologias, Hitti considera que nenhum banco vai deixar de fora o blockchain. “Os bancos têm por hábito esperar uma ideia dar certo. Hoje, eles já começaram a desenvolver experiências e a planejar o lançamento de suas moedas digitais”, analisou. O executivo apresentou seu mais recente lançamento: o BitQuick, plataforma online de compra e venda de bitcoins.

Para ele, existe um fenômeno emergente: o fim da globalização e “a volta para casa”, com as pessoas da nova geração voltando a ter uma vida mais tranquila, a ascensão do movimento “slow down”, cuja palavra-chave é “devagar”. Um dos primeiros sinais é a redução do número de horas conectadas, que passam a ser direcionadas para curtir a família e os amigos. O instant payment estaria integrado nessa nova realidade.
 

acesso rápido

pt_BRPT