Compartilhe
Iniciativa é da ABES e da BSA para proteger a propriedade intelectual de softwares no Brasil
 
Acaba de ser lançado o Portal de Denúncias de Pirataria de Software (www.denunciepirataria.org.br), uma iniciativa da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) e The Software Alliance (BSA), associação internacional de combate à pirataria de software. O novo canal receberá denúncias anônimas sobre empresas e revendas que utilizam ou comercializam programas sem o devido licenciamento.
 
“Quando reduzimos a pirataria no Brasil, geramos empregos, contribuímos para o desenvolvimento econômico do país e melhoramos a imagem das empresas brasileiras no cenário mundial”, avalia Gérson Schmitt, presidente da ABES, reforçando que a iniciativa é importante para promover a concorrência leal e contribuir para o crescimento do país. 
 
No Brasil, a cada 10 programas adquiridos ou baixados pela internet, mais de cinco são obtidos ilegalmente, de acordo com dados da BSA, que estima que, se a taxa de pirataria no país fosse reduzida de 53% para 43%, a receita das indústrias aumentaria quase R$ 8 bilhões, dos quais 74% permaneceriam dentro do país, além da geração de 12 mil novos empregos. 
 
O presidente da BSA no Brasil, Frank Caramuru, lembra que irregularidades na comercialização e uso de software estão sujeitas a  pena de reclusão de 1 a 4 anos, multa e indenização que pode chegar a 3000 vezes o valor de cada software. 
 

acesso rápido

pt_BRPT