Compartilhe

Desenvolvido pela ABES, o site aponta os benefícios gerados para a sociedade brasileira a partir do uso de dados. A iniciativa conta com a parceria de diversas associações empresariais e busca explorar todo o potencial das inovações guiadas pelo uso crescente de dados
 
Com o objetivo de apresentar as vantagens que o uso e o compartilhamento de dados proporcionam para a sociedade brasileira, a ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), por meio de seu Comitê Regulatório, desenvolveu o site Brasil, País Digital http://brasilpaisdigital.com.br/. 
 
Logo depois do caso Edward Snowden, ex-funcionário da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA), iniciou-se um amplo debate sobre a importância de se desenvolver mecanismos de segurança e proteção de dados. No Brasil, foi criado o Marco Civil da Internet, que traçou os parâmetros para uso da rede no país e se tornou referência internacional. Hoje, o Brasil avança na discussão para regulamentar pontos relevantes para a privacidade dos cidadãos e para o incremento da inovação, tais como o uso de dados pessoais e a neutralidade de rede.
 
“Hoje, o uso dos dados é tão abrangente e importante para a sociedade que as inovações neste campo já ultrapassam o espaço das empresas de tecnologia. Cidades, pessoas, carros, geladeiras e mercados se conectam. Uma legislação sobre o tema é bem-vinda, mas é importante que ela não afete a inovação e a evolução de novos modelos de negócios como os cognitivos, a computação em nuvem e a internet das coisas. Sem o engajamento da sociedade civil neste tipo de debate, é possível que surjam limitações aos benefícios propiciados pelos dados, o que pode afetar a capacidade da nossa população e dos governos em dispor de informações fundamentais para a prestação de serviços de interesse geral, como os de comércio eletrônico, previsão do tempo, diagnósticos, monitoramento de saúde, sonegação fiscal, trânsito e uso consciente de recursos naturais, entre muitos outros”, afirma Fábio Rua, coordenador do Comitê Regulatório da ABES. 
 
 
O site Brasil, País Digital propõe contribuir com este debate com textos curtos, casos, interatividade, além de informações diversas e atualizadas sobre a importância do uso de dados para a população e para os mais variados setores da economia. 
“A importância da internet é indiscutível na sociedade, mas hoje vivemos a fase da colaboração das informações, o que nos traz uma riqueza de conhecimento para diversos setores da economia, que permite a evolução de pesquisas e a criação de soluções inovadoras. Regras rígidas podem deixar o Brasil na contramão da evolução digital”, afirma Francisco Camargo, presidente da ABES.
A proposta da ABES e parceiros que apoiam a iniciativa é a de que o site seja um ponto de encontro para  que a sociedade civil se engaje na discussão e tenha acesso a informações qualificadas sobre o tema, em um formato leve, moderno e dinâmico.
A iniciativa já conta com diversos parceiros, como a ABIIS (Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde), Assespro (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação), Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), BSA – The Software Aliance, FENAINFO (Federação Nacional das Empresas de Informática), Instituto Brasileiro de Direito Digital e ITI – Information Technology Industry Council, que contribuirão com sua experiência no tema, capacidade de mobilização e participação em debates.  
Sobre a ABES
A ABES, Associação Brasileira das Empresas de Software, é a mais representativa entidade do setor com cerca de 1.600 empresas associadas ou conveniadas, distribuídas em 23 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 120 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de US$ 20 bilhões por ano.
 
As empresas associadas à ABES representam 85% do faturamento do segmento de desenvolvimento e comercialização de software no Brasil e 33% do faturamento total do setor de TI, equivalente em 2014 a US$ 60 bilhões de vendas de software, serviços de TI e hardware.
 
Desde sua fundação, em 9 de setembro de 1986, a entidade exerce a missão de representação setorial nas áreas legislativa e tributária, na proposição e orientação de políticas voltadas ao fortalecimento da cadeia de valor da Indústria Brasileira de Software e Serviços – IBSS, na defesa da propriedade intelectual e combate a pirataria de softwares nacionais ou internacionais e no apoio as iniciativas de fomento à pesquisa, desenvolvimento, inovação e ao desenvolvimento do software nacional. Acesse o Portal ABES – www.abes.org.br ou fale com a nossa Central de Relacionamento: (11) 2161-2833.
 
Contatos para a imprensa:
S2Publicom 
Twitter / Facebook / Youtube: S2Publicom
PABX: (11) 3027.0200 / 3531-4950
 
Erika Borges erika.borges@s2publicom.com.br   –  (11) 3027-0212
Janahina Rodrigues janahina.rodrigues@s2publicom.com.br – (11) 3027-2000 Ramal: 380
Teresa Santos teresa.santos@s2publicom.com.br   –  (11) 3027-0206
Priscila Rocha priscila.rocha@s2publicom.com.br  –  (11) 3027-0201
 

acesso rápido

pt_BRPT