Compartilhe
A parceria foi assinada pelos presidentes do Sindipeças, Dan Ioschpe, e da Emprapii, Jorge Guimarães

 
 

Aumentar a competividade da indústria automotiva brasileira frente às multinacionais só é possível com investimento em inovações tecnológicas e, para isso, é importante que as empresas tenham acesso a equipamentos, mão-de-obra extremamente qualificada e centros de pesquisa de ponta. Facilitar e aproximar as empresas dos desenvolvedores de novas tecnologias é o objetivo estratégico da assinatura da aliança entre a EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e o Sindipeças (Sindicato Nacional da Industria de Componentes para Veículos Automotores), em reunião realizada em São Paulo, na sede da entidade empresarial.
 
Atualmente a EMBRAPII tem 42 centros de pesquisa espalhados pelo País com competências tecnológicas de fundamental importância no desenvolvimento soluções para a cadeia produtiva do setor automotivo, tais como: baterias, Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), siderurgia, novos materiais, manufatura 4.0, entre outros. “A aliança com o Sindipeças é um passo importante para que a EMBRAPII entender as demandas do setor em inovação e contribuir para que sejam atendidas. As unidades Embrapii podem ajudar muito as empresas do setor nos desafios tecnológicos que estão aparecendo. Além disso, o modelo de financiamento da instituição contribui para diminuir riscos dos projetos com recursos não reembolsáveis”, destaca José Luis Gordon, diretor de Planejamento e Gestão da EMBRAPII.
 
O Brasil é o 9º produtor de autopeças e veículos no mundo. Internamente, o setor automotivo responde por 22% do PIB industrial e gera cerca 1,3 bilhão empregos diretos e indiretos no País. Entre os projetos em desenvolvimento nas Unidades EMBRAPII para o setor, estão: a criação de um novo material para componente de suporte do bloco do sistema ABS (Anti Block System), um sensor para medição do percentual de combustíveis em veículos, um sistema inteligente para prevenir falhas nas chapas de aço utilizadas para fazer as portas dos automóveis e até um aplicativo  que promete mostrar os diagnósticos de defeitos, vida útil das peças, status geral das viagens e agendamentos de revisões.
 
A aliança com o Sindipeças se soma a uma série de ações da EMBRAPII com o objetivo de fortalecer laços com setores industriais específicos. A instituição também mantém acordo com a ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos) e ABTCP (Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel).

 

acesso rápido

pt_BRPT