Compartilhe

Por Paulo Milliet Roque, vice-presidente da ABES

Desde o final de 2017, a ABES tem se aproximado do setor de negócios da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), instituição responsável pela coordenação mundial da Internet. É de responsabilidade desse grupo a garantia de legitimidade dos servidores que permitem que os dados trafeguem na rede mundial de computadores entre múltiplos pontos e permitam ao usuário chegar em um website ou serviço desejado.

A ABES participará em Barcelona do grupo de negócios da ICANN, de 20 à 25 de outubro de 2018, para a qual está enviando o Engenheiro Paulo Milliet Roque, Vice-Presidente da Diretoria e membro do Conselho deliberativo da ABES, atuando no grupo de negócios da ICANN.

Importante ressaltar que a ABES também está enviando a engenheira Vanda Scartezini, Diretora e Conselheira, pessoa de notório saber no setor, que já participa há bastante tempo da governança da internet mundial, atualmente atuando no grupo de usuários da ICANN.

GRUPO DE NEGÓCIOS DA ICANN

O grupo de negócios da ICANN, a Business Constituency (BC), reúne no mesmo espaço desde pequenas e médias empresas até as gigantes Microsoft, Google, Facebook, entre outras. Nesse nicho são deliberadas políticas internacionais que afetam a estrutura de toda rede, e nos juntamos a um pioneiro e emergente grupo de brasileiros que buscam aumentar a voz latino americana dentro desse espaço.

Em um momento em que o país enfrenta dificuldades sérias na busca de estabilidade econômica, novos modelos de negócio e parcerias se fazem necessárias. Nesse sentido, a internacionalização aparece como vetor importante na geração de caminhos para a garantia de uma maior sustentabilidade e estabilidade para as empresas brasileiras. A participação na ICANN é pensada não somente pelo ângulo de participação na formação de políticas, mas também na perspectiva de fortalecimento de laços com empresas globais de ponta e um consequente de visibilidade para seus associados.

CARACTERES ESTRANGEIROS EM E-MAILS E DOMÍNIOS

O tema mais importante que temos desenvolvido dentro do âmbito da BC é a questão da trazida do projeto de Universal Acceptance para o Brasil. Esse projeto tem como objetivo a aceitação de todos endereços de websites e e-mails nos formulários, servidores e serviços da Internet. Ainda não é uma realidade tão evidente para nós, mas a rede passa por mudanças conceituais profundas, e se um dia os caracteres ASCII já foram suficientes, esse já não é mais o caso.

Peguemos como exemplo a Rússia, representada na rede por seu código de país de muito forte expressão, o “.ru”. Desde que foi tornado disponível o sufixo “.??” (?????´????? ??????´???, cirílico para “Federação Russa”), mais de 1 milhão de domínios já foram registrados dentro dessa variante local do domínio. O mesmo se observa na região chinesa e no Mundo Árabe, onde a demanda pela utilização de seus caracteres locais sempre foi muito alta, e está se consolidando como realidade agora.

A ABES puxou para si a responsabilidade de liderar uma pesquisa voltada a documentar qual é a preparação dos websites brasileiros líderes para esse padrão, contando com a parceria da liderança local da ICANN e com parceiros acadêmicos e privado nacionais. Produzimos resultados tangíveis a serem apresentados para a comunidade global durante essa reunião, que demonstram apenas 8% dos websites brasileiros com maior acesso estão preparados para essa tecnologia.

SEGURANÇA DE E-MAILS

Estamos pesquisando soluções de segurança para nossos associados, e após conversa com líderes do time de segurança da ICANN, começamos a elaborar propostas de interação com iniciativas de segurança de e-mails, tais como o SPF (Sender Policy Framework) uma lista de servidores que podem enviar e-mail para um domínio, DKIM (DomainKeys Identified Mail) método de verificação de confiabilidade de e-mails, e DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting and Conformance) que define a política que deve ser usada nas ferramentas acima, além de projetar um melhor engajamento com outras entidades internacionais como a importante Spamhaus.

WHOIS – DIRETÓRIO DE DOMÍNIOS x GDPR

Além desse projeto maior, continuamos a acompanhar outros temas e iniciativas. A BC é fortemente envolvida na reestruturação do banco de dados WHOIS, que tem o nome, e-mail e endereço dos donos de domínios, algo que é consequência da implantação da nova lei de proteção de dados europeia (GDPR) e gerou grande comoção na organização da ICANN.

ACESSO AOS DADOS DA ICANN

Por fim, acompanhamos o projeto do Open Data Initiative (ODI), do qual um dos colaboradores da ABES é único membro brasileiro de participação ativa em seu desenvolvimento. A ODI busca tornar os dados que integram o sistema da ICANN mais públicos ao mesmo tempo que mantém a privacidade dos usuários e a segurança do sistema. A médio prazo resultados muito interessantes podem emergir de uma análise profunda dos dados, uma vez que sejam feitos disponíveis.

acesso rápido

pt_BRPT