Compartilhe


Organizações participantes recebem diagnóstico gratuito em tempo real ao final das respostas

 

A ABES convida seus associados a participarem de Pesquisa acadêmico-científica desenvolvida na Fundação Getúlio Vargas  – Escola de Administração de Empresas de São (FGV – EAESP), que tem como objetivo medir e explicar o Nível de Estágio de Maturidade das iniciativas da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) na sua empresa, com base em teoria desenvolvida e estendida proveniente do campo de Administração de Sistemas de Informação (ADI).
 
Inédita e restrita a convidados, a pesquisa pode ser acessada pelo link: http://busc.us/BRpesq. Ao terminar suas respostas, o empresário receberá um diagnóstico gratuito em tempo real (6 páginas), representando uma 'fotografia' do atual nível de estágio das iniciativas da TIC/ADI da organização participante.
 
O estudo é conduzido por José Eduardo R. Favaretto (favaretto.net), pesquisador acadêmico na FGV – EAESP no Departamento de Tecnologia e Ciência de Dados (TDS) e Professor de Educação Superior em um Ambiente Digital de Ruptura. Atuou profissionalmente no mercado de tecnologia brasileiro por mais de 30 anos como empreendedor. A pesquisa faz parte do projeto de doutorado de Favaretto e sua elaboração conta com o apoio de professores da instituição de ensino, que participaram da criação e desenvolvimento da escala de mensuração empírica para a maturidade das iniciativas de TIC.
 
Difusão de Analytics
 
“Atualmente, tecnologias emergentes, tais como: Analytics e orientação por dados, Inteligência Artificial (AI), Blockchain, Internet das Coisas (IoT), entre outras, em fase de adoção e difusão nas Organizações, apontam novos desafios aos modelos já existentes de medição do nível de maturidade, tanto em termos de sua implementação, como em sua gestão permanente nas estruturas organizacionais”, explica Favaretto. Este diagnóstico é uma contribuição para os trabalhos de CIOs, Diretores, Gerentes ou Líderes de TI.
 
O pesquisador esclarece que não serão realizadas quaisquer perguntas sigilosas, como, por exemplo, dados dos aspectos financeiros de gastos de TIC, investimentos futuros, pois não está no foco da pesquisa avaliar esta dimensão.
 
Para este estudo, Data Analytics  significa a utilização de técnicas e análises de dados, que vão além do senso comum.  “A expressão que a literatura acadêmica menciona frequentemente como ''data driven company' ou 'empresa dirigida pelos dados' já deveria estar presente na pauta das iniciativas da TIC das organizações. Portanto, a pesquisa busca identificar se está ocorrendo a adoção efetiva de Data Analytics nas empresa e a sua difusão”, finaliza Favaretto.
 
A pesquisa pode ser acessada pelos associados por meio do link: http://busc.us/BRpesq

 
 
 
 
 
 

acesso rápido

pt_BRPT