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A maioria das startups brasileiras está amadurecendo, mas ainda apresenta muito o que fazer, principalmente em relação à competividade internacional. Foi o que revelou a Pesquisa sobre a Maturidade Empresarial das Empresas Brasileiras Nascentes (startups), realizada pela Outsource Brazil, uma das aceleradoras credenciadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) a fazerem parte do programa federal Startup Brasil, criado para apoiar companhias novatas de tecnologia no país.
 
A Pesquisa, que teve como objetivo retratar o estágio atual de desenvolvimento empresarial das startups, foi feita em contato direto com empresas do setor de diversos estados, durante o período de realização das edições do Outsource Brazil Boot Camp, com a aplicação de questionário direcionado aos principais executivos e colaboradores, a partir de adaptação de metodologia utilizada no Vale do Silício para avaliação de empresas iniciantes. O diagnóstico envolveu três dimensões: Gestão, Negócio e Pessoas.
 
Foram ouvidos 105 empreendedores de 92 organizações, de 10 estados brasileiros, entre abril de 2012 a março deste ano, que responderam às questões especificas sobre o estágio de suas empresas nascentes. Foram 10 perguntas alocadas nas 3 dimensões e cada pergunta ofereceu 4 estágios possíveis de respostas. Cada respondente indicou a alternativa que mais correspondia à sua visão sobre o atual nível de desenvolvimento da sua startup.
 
"Um dos pontos mais marcantes da pesquisa é o fato de que a maioria das empresas, apesar de demonstrar boa tração de mercado, ainda está muito distante do nível mínimo de competitividade internacional. Menos de 30% das empresas apresentaram um modelo de negócio e governança pronto para combater a concorrência internacional ou competir em pé de igualdade em outros mercados", comenta Robert Janssen, CEO da Outsource Brazil. O estudo completo pode ser baixado no site: www.outsourcebrazil.com.br.

 
 

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