Compartilhe
Durante a Conferência Internacional da Society for Design and Process Science (SDPS 2015), realizada no Texas (EUA) em novembro passado, com o tema Convergence, foi realizada uma premiação para homenagear pesquisadores que abordaram, em seus estudos, a temática da transformação científica e da inovação, com ênfase em Value Based Process, Software and Systems Engineering.
 
Dentre os cientistas premiados, o destaque foi a medalha de ouro em Engenharia de Software recebida pelo professor brasileiro Fuad Gattaz Sobrinho, da UNASP-SP (Brasil), UAB (EUA), UT at Commerce (EUA), Distinguished Research Professor na NJIT (EUA) e nas Universidade de Dortmund (Alemanha), juntamente com os pesquisadores C.V. Ramammorthy, Raymond T. Yeh, Herbert Weber, Mehmet Aksid e Carl Petri.
 
O prêmio representa um marco histórico para a área de Engenharia de Software brasileira, pois o prêmio equivale à Medalha Fields, que já consagrou matemáticos como o brasileiro Artur Ávila. Além desse campo, o prêmio contemplou pesquisadores das áreas de Química, Biologia, Economia e Física. Confira mais detalhes sobre a conquista na entrevista que o pesquisador Fuad Gattaz Sobrinho concedeu ao Portal ABES.
 
 
O que significa a conquista da premiação?
 
Esta premiação em Ciência Transformativa em Engenharia de Software reconhece o nosso trabalho como um novo paradigma transdiciplinar de engenharia de software que se aplica a qualquer área do conhecimento. Não esperava recebê-la e nem era a minha expectativa. Fiquei muito feliz que o Brasil ganhou a Fields Medal em Matemática (Arthur Ávila) e agora a Gold Medal em Engenharia de Software.
 
O que é o Value Based Process, Software and Systems Engineering, critério abordado pela premiação?
Como o próprio nome diz é uma nova teoria integrativa em gestão, ciências e engenharias que integra as ciências de Processos, Sistemas e Software, que até agora eram apartadas por teorias distintas. A grande diferença é que as ciências são baseadas em funções e esta ciência integrativa é centrada em Valor.
 
 
Qual o peso da referida distinção para a continuidade de suas pesquisas?
Estou autorizado por organismos internacionais e de diversos países a desenvolver projetos de quebra de fronteira e, assim, darei continuidade à implantação de Laboratórios Vivos em várias instituições.
 
Qual o impacto deste reconhecimento para a Engenharia de Software no Brasil, como um todo?
Começaremos a implantar uma rede de cooperação de desenvolvimento científico em Engenharia de Software, promovendo inovações de produtos, serviços e negócios no mundo em vários setores.
 
Em que estágio a Engenharia de Software se encontra no Brasil na comparação com outros países mais desenvolvidos?
O desenvolvimento de tecnologia e formação acadêmica no Brasil em engenharia de software está no seu início e necessita de muito investimento do setor privado e público. Nossas escolas ensinam disciplinarmente a aplicar produtos desenvolvidos predominantemente nos EUA e com pouco teor tecnológico.  Precisamos enxergar a engenharia de software como estratégica e geradora de protocolos em todas as áreas da ciência e engenharia de forma transdisciplinar. 

acesso rápido

pt_BRPT