Compartilhe

O Gartner Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, anunciou que a Internet das Coisas (IoT) representa diversas tecnologias e usos que resultam tanto em oportunidades como em riscos sem precedentes para as empresas. A chave para a gestão de ameaças e o pleno aproveitamento das oportunidades é estabelecer uma estratégia de arquitetura de IoT.
 
"Os arquitetos corporativos têm grande possibilidade de se posicionar no coração dos negócios digitais", diz Mike Walker, diretor de pesquisas do Gartner. "Essa pode ser a forma de consolidar um centro de competência empresarial que explore o modo como a Internet das Coisas cria avanços inovadores para modelos de negócios, produtos e serviços da organização por meio da experimentação rápida". Para conferir mais informações sobre a pesquisa do Gartner, acesse: www.gartner.com/newsroom/id/3030819.
 
Segurança preocupa
 
Outra pesquisa do Gartner aponta que as falhas nos sistemas das grandes organizações acontecem em larga escala, mesmo com altos gastos com segurança.
 
O impacto dos ataques já preocupa o corpo diretivo das empresas, e essa atenção redobrada com as questões de segurança tem aumentado o investimento de muitas companhias, centradas em intensificar suas ações contra os perigos da rede.
 
"A detecção de falhas está no topo da lista entre as prioridades dos executivos de TI e a preocupação dos compradores de produtos de segurança atingiu o nível mais alto de todos os tempos. As plataformas de Security Analytics se esforçam para trazer uma consciência situacional por meio da coleta e análise de um grande número de dados, de modo que os acontecimentos que representam maior prejuízo a uma organização sejam encontrados e priorizados com maior precisão", diz o diretor de pesquisas, Eric Ahlm, Para saber mais acesse: www.gartner.com/newsroom/id/3030818
 
Alterações nos data centers
 
O Gartner também afirma que a estrutura e a função dos Data Centers terão que ser alteradas ou a agilidade dos negócios e a força competitiva empresarial serão comprometidas. Isto ocorre devido ao surgimento de um novo mundo digital a partir do duplo impacto do Nexus das Forças e da Internet das Coisas.
 
"Por mais de 40 anos, os Data Centers têm sido praticamente um protagonista do ecossistema de TI. Apesar das mudanças na tecnologia de energia e refrigeração, e também no projeto e construção destas estruturas, as funções e os requisitos básicos dos Data Centers têm, de modo geral, permanecido constantes. Eles são centrados em altos níveis de disponibilidade e redundância, processos bem documentados para gerir a mudança, estruturas tradicionais de fornecimento e estruturas organizacionais segmentadas. Essa abordagem, no entanto, já não é apropriada para o mundo digital”, diz Rakesh Kumar, vice-presidente executivo.
 
Diante dessa realidade, o Gartner destaca cinco razões pelas quais as organizações precisam desenvolver uma estratégia de Data Center mais adequada e moderna:
 
1. Faça o Data Center se comportar como uma fábrica e um laboratório;
2. Gerencie a pressão sobre o Data Center para torná-lo ágil e inovador;
3. Gerencie diferentes tipos de risco;
4. Torne o Data Center parte de uma topologia híbrida e ampla;
5. Abrace as novas tecnologias de uma maneira diferente.
 
Para mais informações, acesse: www.gartner.com/newsroom/id/3029231

acesso rápido

pt_BRPT