Compartilhe

Autoridades policiais de diversas cidades do Brasil vêm conduzindo fortes ações em combate à pirataria, por meio de operações de busca e apreensão em revendas suspeitas de comercializarem software pirata. Com o apoio logístico da ABES, que mantém um portal de Denúncias Anônimas de Pirataria de Software (www.denunciepirataria.org.br) em parceria com a BSA (The Software Alliance), foi possível fortalecer o trabalho investigativo para identificação de focos de pirataria. Como resultado, foram realizadas, só no mês de junho, ações nos Estados do Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

 
As cidades contempladas até o momento foram: Porto Alegre, Novo Hamburgo e São Leopoldo, no Rio Grande do Sul; Curitiba e Londrina, no Paraná; Nova Iguaçu, Rio de Janeiro; Balneário Camboriú, em Santa Catarina; Sorocaba, Campinas, Jundiaí, Itu, Ribeirão Preto, Santos, São Vicente e Guarujá, em São Paulo. 
 
No total, as autoridades abordaram 59 revendas suspeitas de comercializar softwares piratas, com apreensões que ultrapassam 1150 mídias suspeitas de conter programas de computador sem licença, além de pen drives, discos rígidos e seriais para ativação de programas de computador.
 
“O novo portal de Denúncias Anônimas vem apoiando as investigações da polícia, que tem buscado reprimir a propagação dessas cópias ilícitas entre comerciantes, fazendo busca e apreensão de qualquer quantidade, seja de uma mídia ou mil. Também estão sendo apreendidos todos os equipamentos que contenham cópias desses programas como pen-drives, discos rígidos externos ou seriais para ativação dos softwares”, afirma Jorge Sukarie, presidente da ABES.
 
Número de revendas abordadas por Estado:
Paraná (Curitiba e Londrina): 13
Rio de Janeiro (Nova Iguaçu): 5
Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Novo Hamburgo e São Leopoldo): 9
São Paulo (Sorocaba, Campinas, Jundiaí, Itu, Ribeirão Preto, Santos, São Vicente e Guarujá): 29
Santa Catarina (Balneário Camboriú): 3
 
 

acesso rápido

pt_BRPT