Compartilhe

24/07/13

Autoridades policiais de diversas cidades do Brasil vêm conduzindo forte ação de combate à pirataria, realizando operações de busca e apreensão em revendas suspeitas de comercializarem software pirata. Com o apoio logístico da ABES, que mantém um portal de Denúncias Anônimas de Pirataria de Software (www.denunciepirataria.org.br) em parceria com a BSA (The Software Alliance), foi possível fortalecer o trabalho investigativo para identificação de focos de pirataria. Como resultado, já foram realizadas, só no mês de junho, ações nos Estados do Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

As cidades contempladas até o momento foram: Sorocaba, Campinas, Itu, Jundiaí e Ribeirão Preto, Santos, São Vicente e Guarujá, em São Paulo; Londrina e Curitiba, no Paraná; Novo Hamburgo, Porto Alegre e São Leopoldo, no Rio Grande do Sul; Balneário Camboriú, em Santa Catarina e Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.
No total, as autoridades abordaram 61 revendas suspeitas de comercializar softwares piratas e apreenderam 1165 mídias, no total, suspeitas de conter programas de computador sem licença, além de pen drives, discos rígidos e seriais para ativação de programas de computador.

Esforços para diminuir o crime de pirataria no Brasil

A ABES realiza um trabalho intenso, em conjunto com as autoridades em todas as regiões do Brasil, para reprimir a comercialização de mídias ilegais. Além do portal de Denúncias, a entidade também atua com a campanha educativa Empreendedor Legal www.empreendedorlegal.org.br para alertar os empresários brasileiros sobre os riscos legais, previstos em leis brasileiras contra a Concorrência Desleal e Defesa da Propriedade Intelectual e possíveis prejuízos técnicos ao investirem em software pirateado.

“Esse crime prejudica não só o mercado de software nacional como toda a sociedade. A pirataria age na contramão do crescimento econômico e da prosperidade do país, contribuindo para o crime organizado e impedindo o crescimento de mercados, a geração de empregos e a devida arrecadação de tributos, que poderiam ser revertidos em benefícios para a sociedade como segurança pública e educação”, afirma Jorge Sukarie, presidente da ABES.
 Número de revendas abordadas e material apreendido:
 

Cidade Estado Número de Revendas abordadas Número de Mídias apreendidas
Sorocaba SP 3 36
Campinas SP 8 110
Itu SP 4 159
Jundiaí SP 7 155
Santos SP 3 90
São Vicente SP 2 21
Ribeirão Preto SP 2 25
Guarujá SP 2 23
Londrina PR 5 76
Curitiba PR 8 135
Nova Iguaçu RJ 5 53
Novo Hamburgo RS 2 39
Porto Alegre RS 5 174
São Leopoldo RS 2 13
Balneário Camboriú SC 3 56
 Total    61 1165
 
 

acesso rápido

pt_BRPT