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O primeiro aplicativo completo e integrado ao sistema de gestão de prefeituras do Brasil foi lançado esta semana em Santa Catarina. A novidade começou a funcionar no município de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, distante cerca de 200 quilômetros de Florianópolis. Chamado de Atende.Net App, o novo recurso permite que qualquer cidadão interaja com a prefeitura sem ter que ir pessoalmente ao prédio da administração municipal nem ter que telefonar para os órgãos.
 
Pela tela do celular é possível agendar consultas médicas e odontológicas, verificar a disponibilidade de remédios nos postos de saúde, emitir carnês de IPTU, acompanhar processos, consultar débitos com o município e efetuar o pagamento de impostos municipais por meio da leitura automática do código de barras das guias pelos aplicativos de bancos, sem a necessidade de impressão do documento. Além disso, o Atende.Net App permite que o morador tire uma foto e informe à prefeitura, por meio do GPS do próprio smartphone, a existência de buracos nas vias públicas ou o entupimento de bueiros e peça o conserto ao órgão responsável.
 
Para o prefeito de Rio do Sul, José Thomé, a adoção de um aplicativo que concentre diversos serviços públicos vai ao encontro das facilidades oferecidas pela tecnologia. “O cidadão quer ser autônomo nas suas ações, e não é mais possível que ele ainda seja obrigado a enfrentar filas ou perder tempo com procedimentos que podem ser resolvidos quase que instantaneamente”. Thomé acredita que a novidade trará mais organização e eficiência para a prefeitura, por meio da aceleração do andamento de processos em diversas áreas.
 
Além de melhorar a chegada das demandas ao município, o aplicativo também aproxima a prefeitura do cidadão e facilita a comunicação com ele. É possível mantê-lo informado sobre assuntos relacionados ao perfil cadastrado — se pessoa física ou jurídica — por meio de notificações. O Atende.Net App permite cadastrar várias contas em um mesmo dispositivo, sejam elas de empresas, moradores ou servidores públicos.
 
A disponibilidade do recurso é ininterrupta, e os serviços podem ser solicitados 24 horas por dia. Os dados estão vinculados ao Portal de Autoatendimento, solução também desenvolvida pela IPM Sistemas baseada na computação em nuvem. Essa característica mantém a segurança e confere agilidade ao processamento.
 
O diretor presidente da IPM, Aldo Luiz Mees, destaca que a solução é inédita no Brasil. “Nenhum outro aplicativo faz parte de um sistema completo de gestão de prefeituras, muito menos que permita o autoatendimento em diversas áreas e com um login único. O que existem são aplicativos independentes ou para a marcação de consultas, ou para informar problemas nas ruas, ou para acessar o carnê de IPTU e guias municipais. A novidade está na integração, que permite fazer tudo isso e outras atividades em um lugar só”, diz.
 
Depois de Rio do Sul, outras prefeituras que utilizam a plataforma de gestão pública Atende.Net devem implantar o aplicativo.
 
O Atende.Net App tem ainda um caráter social ao facilitar o acesso ao serviço público. Em alguns casos isso é possível por meio dos computadores, mas já se sabe que eles correspondem a cerca de 40% dos acessos à internet. Hoje, 90% da população tem celular.
 
O aplicativo está disponível para celulares Android e pode ser baixado por meio deste link. Até o final do ano, a versão para iOS será liberada.
 
A IPM Sistemas atua há mais de 20 anos no desenvolvimento de softwares em nuvem destinados à gestão pública, com foco em redução de custos, aumento de receita, qualidade e eficiência no planejamento e execução de serviços. Prefeituras, câmaras de vereadores, fundos, autarquias e fundações estão entre os principais clientes que utilizam os sistemas IPM. A empresa, com sede em Florianópolis e Centro de Tecnologia em Rio do Sul (SC), conta com aproximadamente 300 profissionais que atuam nas áreas de tecnologia e consultoria técnica, e oferecem atendimento às centenas de clientes espalhados pelo País.

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