Compartilhe

07/04/2014

Desenvolvedores podem construir aplicações nativas com NativeScript


A Progress acaba de liberar a versão beta do NativeScript, um framework de código aberto que permite aos desenvolvedores o uso da linguagem JavaScript para construir aplicações móveis nativas executadas em todas as principais plataformas móveis, incluindo AppleIOS, Google Android e Windows Universal.
 
O NativeScript foi projetado para oferecer uma experiência altamente familiar aos desenvolvedores que se sentem confortáveis com as tecnologias web, tais como HTML, CSS e JavaScript. Com isto, o lançamento minimiza a curva de aprendizado para os desenvolvedores web interessados em construir aplicativos móveis nativos. A solução também utiliza um método inovador para expor 100% das APIs de dispositivo nativas para os desenvolvedores NativeScript, incluindo suporte imediato para novas APIs em novas versões do iOS e Android.
 
A Telerik, empresa da Progress, e a própria Progress veem o NativeScript como complementação das abordagens híbridas de desenvolvimento, como o Apache Cordova e o PhoneGap, usados para o desenvolvimento de apps de plataformas cruzadas. Isto proporciona aos desenvolvedores a liberdade de usar JavaScript , ao mesmo tempo em que ganham acesso direto a APIs nativas e funcionalidades de construção em UI empregando plataformas nativas de componentes de UI de alta performance.
 
Disponível sob licença de código aberto Apache v2 na NativeScript.org, o NativeScript permite aos desenvolvedores escrever um JavaScript que pode acessar diretamente as APIs nativas. Isso significa que as aplicações NativeScript têm uma performance nativa e todos os acessos a API são idênticos aos de aplicações criadas com linguagens de plataformas nativas. Assim, com o NativeScript, os desenvolvedores podem escrever apenas uma aplicação, que esta irá funcionar em todas as plataformas.
 
Para ingressar no programa, basta visitar www.NativeScript.org. Para saber mais ou visualizar os webinars oferecidos, acesse aqui.

acesso rápido

pt_BRPT