Compartilhe

 


Fintech só com grandes! Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander são os acionistas da primeira fintech gestora de bases de dados, com foco no Cadastro Positivo. Trata-se da Gestora de Inteligência de Crédito, empresa criada pelos cinco maiores bancos do país, e que tem foco na gestão de dados do Cadastro Positivo, passa a atuar oficialmente no mercado brasileiro com a marca Quod.
 
A proposta da fintech, atualmente em fase pré-operacional, é disponibilizar produtos e soluções de controle de risco, prevenção a fraudes e análise de grandes volumes de dados, tanto para instituições financeiras quanto para as demais empresas que demandem informações sobre risco de crédito no dia a dia de suas operações. Com isso, pessoas e companhias poderão ter maior conhecimento e controle de seus dados e de suas operações de crédito e pagamentos.
 
Os produtos e serviços fornecidos pela Quod combinarão técnicas de big data, inteligência artificial e o uso de plataformas tecnológicas de ponta para transformar informações de histórico de pagamentos em inteligência, durante as etapas de tomada de decisão na concessão de crédito.
 
A criação da Quod representa um passo importante para promover o aperfeiçoamento do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e coloca em prática uma mudança de perspectiva nas políticas de concessão de crédito que vêm sendo utilizadas no Brasil ao longo de vários anos. "Até agora, a consulta aos cadastros de inadimplentes era o principal método utilizado na concessão de crédito. O cadastro positivo inverte esta lógica, já que considera a pontualidade e a consistência do consumidor no pagamento de suas obrigações, possibilitando melhores condições para os bons pagadores, que passarão a ser reconhecidos por meio dos seus ‘scores’ de crédito”, explica Rodrigo Abreu, presidente da Quod.
 
Metodologia exclusiva e tecnologia inovadora
 
Para apoiar a construção da infraestrutura tecnológica, foi firmada uma parceria exclusiva de longo prazo com a empresa LexisNexis Risk Solutions, responsável por desenvolver e implementar a plataforma analítica da Quod. A LexisNexis atua em mais de 100 países, utilizando tecnologia de ponta e ferramentas analíticas avançadas e patenteadas que ajudam a avaliar riscos e melhorar processos decisórios.
 
A Quod acredita que promover o uso do histórico positivo de crédito contribui para o fomento à educação financeira da população brasileira, assim como para a criação de um círculo virtuoso na economia do país: cidadãos e empresas bem informados geram melhorias nos hábitos de consumo e históricos de pagamentos, reduzindo, como consequência, os atuais padrões de inadimplência e superendividamento. Por sua vez, isso possibilita maior acesso e melhores condições de crédito. Deste modo, a economia tende a se desenvolver gerando benefícios para esses mesmos cidadãos e empresas.

 

acesso rápido

pt_BRPT