Compartilhe

 

A Raízen, empresa que lidera a produção de açúcar, etanol e bioenergia no país e é uma das maiores no setor de distribuição de combustíveis – sob a marca Shell -, inaugurou em Piracicaba, interior de São Paulo, um hub de inovação para hospedar startups voltadas à inovação no setor: o Pulse, espaço de coworking e aceleração de startups. Neste primeiro ciclo, o foco é no agronegócio, com a ampliação futura para outras áreas que envolvem esse setor planeja-se hospedar de 8 a 10 empresas no local.
 
Para Fábio Mota, diretor de Tecnologia da Informação da Raízen, “a concepção do Pulse reforça a vocação da empresa para inovação e seu compromisso de nortear a evolução do setor com investimento em tecnologias disruptivas, a partir do incentivo ao capital intelectual e acesso a oportunidades. Temos como objetivo estimular as ideias para observar tendências, experimentar e aprender com falhas para evoluir”. O hub tem o apoio da SP Ventures e da Nxtp.Labs, além de outras parcerias.
 
A empresa procura dois tipos de startups: aquelas que já estão em processo de aceleração e as já estão maduras. Para o primeiro grupo existirão ciclos de aceleração. “Nesse momento os trabalhos estão na fase de captura e seleção para o pitch day, que deve ocorrer em breve. A ideia é que, após este processo, 4 ou 5 startups já estejam no Pulse. As startups receberão toda a metodologia e suporte para a aceleração de seu desenvolvimento por pelo menos 6 meses”, explica Mota.
 
Para as startups que já estão maduras e buscam expansão de mercado, o processo de seleção é contínuo, uma vez que já foi identificado que atendem aos requisitos necessários como aconteceu, por exemplo, com a Agrosmart e Strider, duas startups residentes do Pulse.
 
“Vale lembrar que o Pulse é um hub de inovação e isso significa que é um espaço para todos que desejam impactar e contribuir para o setor. Startups, investidores, professores, mentores, alunos, executivos, organizações do setor ou até mesmo de fora do dele – mas que podem contribuir para esse ecossistema de inovação – podem participar do projeto. Todos terão a infraestrutura do Pulse à disposição para participar dos eventos que serão promovidos”, enfatiza Mota.
 
O Pulse disponibiliza o espaço físico e toda infraestrutura necessária para o desenvolvimento da startup (internet, telefone, espaço em cloud). Já o apoio financeiro pode vir de investidores ou da própria Raízen. Contudo, não há um compromisso de investimento imediato.
 
Piracicaba: vale do silício agritech
 
O Pulse está situado dentro do Parque Tecnológico de Piracicaba, que é parte do bairro planejado Reserva Jequitibá. Além de grandes empresas instaladas no local, o bairro sedia importantes instituições acadêmicas, como a Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) e o IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo).
 
Piracicaba tem o título de ‘Vale do Silício agritech do Brasil’, já que abriga 38% das startups focadas em tecnologia agrícola no Estado de São Paulo e é referência em pesquisas da área. É na cidade também que está localizada a sede administrativa da Raízen, além de 5 de suas 24 unidades de produção que também estão na região próxima ao município.
 
Os interessados em participar desse hub de inovação, podem fazer a  inscrição na página do Pulse (www.pulsehub.com.br) para posterior contato com a Raízen e atualização do calendário de eventos e notícias. As novidades também podem ser acompanhadas pela página no LinkedIn (www.linkedin.com.br/company/pulseinovação).
 

 

acesso rápido

pt_BRPT