Compartilhe

O Ranking Connected Smart Cities 2020, mais importante estudo sobre cidades, destacou São Paulo como a mais inteligente e conectada do Brasil. Centro financeiro do país, a capital paulista conquistou também o 1º lugar nas categorias: Região Sudeste; Cidades com + de 500 mil habitantes; Tecnologia e Inovação; e Mobilidade e Acessibilidade

Nos dias 08, 09 e 10 de setembro acontece o evento nacional Connected Smart Cities e Mobility  Digital Xperience 2020, mais importante iniciativa de cidades e mobilidade do Brasil e que, em função da pandemia da Covid-19, será apresentado no formato 100% virtual e por meio de plataforma dedicada.

Durante a Cerimônia de Abertura do evento, que aconteceu nesta terça (08/09) e contou com a participação de autoridades, representantes de empresas e especialistas nacionais e internacionais, foi divulgado  o resultado do Ranking Connected Smart Cities 2020. O estudo, elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, está na 6ª edição e mapeia todos os 673 municípios com mais de 50 mil habitantes, com o objetivo de definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.

O destaque no Ranking Geral 2020 foi para a cidade de São Paulo, que atingiu a primeira colocação. O segundo lugar ficou com Florianópolis (SC), seguida por Curitiba (PR), Campinas (SP) e Vitória (ES). Em sexta colocação está São Caetano do Sul (SP); seguida por Santos (SP); Brasília (DF); Porto Alegre (RS); e Belo Horizonte (MG).

Além do título de cidade mais inteligente e conectada do Brasil, a capital paulista conquistou, ainda, a primeira colocação nas categorias: Região Sudeste; Cidades com mais de 500 mil habitantes; Tecnologia e Inovação; e Mobilidade e Acessibilidade. São Paulo ficou em segundo lugar nas Categorias Urbanismo e Empreendedorismo;  5º em Economia e 12ª colocação em Governança.

A partir da edição 2019, o Ranking incorporou conceitos e novos indicadores baseados na ISO 37122 -Sustainable Cities And Communities – Indicators For Smart Cities, mantendo-se como a melhor referência para comparação e análise de cidades inteligentes no Brasil. O resultado é apresentado em 4 frentes: geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto por indicadores de 11 principais setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, mesmos eixos temáticos do evento nacional Connected Smart Cities.

“Nesses seis anos de atuação, a Plataforma Connected Smart Cities vem desempenhando papel fundamental junto às empresas, entidades e governos na busca pela inovação, tendo como objetivo fundamental tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas, principalmente no atual momento de pandemia da Covid-19”, comenta a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities e Mobility, Paula Faria.

DESTAQUES SÃO PAULO

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), cita que os destaques da cidade no Ranking Connected Smart Cities 2020 reflete os investimentos feitos em tecnologia nos últimos anos.

“Nós acreditamos que é importante que a cidade seja cada vez mais uma smart city por motivos como: a geração de emprego e renda que, através da tecnologia, proporcionamos as mesmas oportunidades aos jovens da periferia, reduzindo a desigualdade social na cidade de São Paulo”. O prefeito também fez referência a importância da tecnologia para o desenvolvimento de outras áreas na capital paulista. “Ter apostado no desenvolvimento da tecnologia, seja por meio de ações realizadas diretamente pela Secretaria de Inovação e Tecnologia, seja por várias ações realizadas nas áreas de educação, saúde, licenciamento, habitação e mobilidade, foi importante e fico muito feliz com o reconhecimento (…). E vale a pena investir em uma cidade mais inteligente para que possamos melhorar a qualidade de vida da população”, disse.

O secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós, comenta que a cidade de São Paulo concentra grande número de empresas e organizações com produtos de base tecnológica, o que torna o ecossistema da capital referência quando se trata de inovação. “O município também se destaca no que diz respeito à disponibilidade de mão de obra qualificada, com ampla oferta de universidades no setor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). E esses elementos são fundamentais para a construção de uma estrutura que responda rapidamente às demandas sociais e econômicas, e as transformações digitais da atualidade”, conclui Quirós.

SÃO PAULO EM NÚMEROS

Centro financeiro do país, com o maior PIB, e uma das cidades mais populosas do mundo, a capital paulista atingiu a primeira colocação no Ranking Connected Smart Cities, após dois anos na segunda posição do Ranking (edições 2018 e 2019). A cidade de São Paulo conta com 3 parques tecnológicos e 11 incubadoras e um percentual de 4,1% dos empregos formais no setor de tecnologia e inovação e 4,6% no setor de educação e pesquisa e desenvolvimento, mesmo com a grande diversidade econômica da cidade. São Paulo também apresentou alta de 1,79% do PIB per capita, sendo que 84,7% dos empregos na cidade estão no setor privado. A cidade conta, ainda, com 0,63 empregos formais por habitante na População Economicamente Ativa (PEA); 71,0% da receita municipal não é oriunda de repasses e a renda média dos trabalhadores formais é R$ 3.935. A capital paulista contempla também 85 pontos de acesso a internet por 100 habitantes e 56,3% das conexões de banda larga com velocidade superior a 34 mb (a última pesquisa apontava menos de 50%). Em 2019, o município recebeu em bolsa CNPQ o equivalente a R$ 14.401 por 100 mil habitantes e quase 1/3 dos empregos formais são ocupados por profissionais com ensino superior.

DESTAQUES DO RANKING CONNECTED SMART CITIES 2020

A região Sudeste concentra as cidades mais inteligentes e conectadas, sendo seis municípios entre os 10 mais bem colocados (em 2019 foram seis e, 2018, sete). Três municípios são da região Sul e um do Centro-Oeste, sendo que as regiões Norte e Nordeste não têm representante entre os 10 melhores. Palmas (TO) está na 32ª colocação no Ranking Geral e Recife (PE) na 15ª.  Na classificação por região, destacam-se: no Centro-Oeste, Brasília (DF) com a 1ª colocação no Ranking Connected Smart Cities; no Nordeste, Recife (PE); no Norte, Palmas (TO); no Sudeste: São Paulo (SP); e no Sul: Florianópolis (PR). Jaguariúna (SP) é o destaque das cidades entre 50 e 100 mil habitantes; de 100 a 500 mil: Vitória (ES); e acima de 500 mil habitantes: São Paulo (SP).

Para o Presidente da Urban Systems e sócio da Plataforma Connected Smart Cities, Thomaz Assumpção, o Ranking Connected Smart Cities ano a ano vem auxiliando as cidades a entenderem o seu nível de desenvolvimento inteligente e sustentável, oferecendo parâmetros para que as cidades possam se planejar e criar estratégias para tornarem-se mais humanas e propiciar qualidade de vida a seus habitantes.

OS VENCEDORES POR EIXO TEMÁTICO

O primeiro lugar em Urbanismo foi para Curitiba; Mobilidade e Acessibilidade: São Paulo (SP); Meio Ambiente: Santos (SP); Empreendedorismo: Rio de Janeiro (RJ); Economia: Barueri (SP); Tecnologia e Inovação: São Paulo (SP); Saúde: Vitória (ES); Educação: São Caetano do Sul (SP); Segurança: Ipojuca (PE); e Governança: Balneário Camboriú (SC).

OBS.: Todos os indicadores do Ranking Connected Smart Cities 2020 estão disponíveis em: https://conteudo.urbansystems.com.br/csc_urban_atual

acesso rápido

pt_BRPT