Compartilhe

A ABES organizou, no dia 20/05, o webinar NOVOS TEMPOS: Assegurando a Competitividade das Empresas com representantes do MCTIC, Ministério da Economia, BNDES e FINEP que falaram sobre linhas de crédito ofertadas, as atuais estratégias e políticas de apoio à inovação e as perspectivas frente aos desafios impostos pela pandemia. 

A jornalista Ana Paula Lobo, diretora do portal Convergência Digital, moderou o debate. Ela falou sobre o papel crescente das novas tecnologias e das telecomunicações no atual cenário de aumento da digitalização e da transformação digital, incentivado pelas mudanças geradas pelo novo coronavírus e a necessidade de distanciamento social. 

Rodolfo Fücher, presidente da ABES, agradeceu a presença dos palestrantes e do público, e lembrou que a maioria dos associados da entidade é formada por pequenas e médias empresas. Ele citou ainda os dados de uma pesquisa realizada com associados sobre os impactos da Covid-19 em seus negócios, que detectou o crescimento da inadimplência pro parte dos clientes e redução do número dos novos contratos.      

Sobre o apoio do BNDES às TICs, Carlos Azen, Gerente de Planejamento, Estudos e Produtos para TI, Telecom e Economia Criativa do BNDES, explicou que o banco apoia diretamente as empresas de TI e também as empresas que consomem novas tecnologias, e que o banco oferta financiamentos para todos os setores econômicos, como agronegócios e cidades inteligentes.

Vem aí o Startup Point

Otávio Caixeta, Diretor de Ecossistemas Inovadores do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, avaliou que a conjuntura tem startups que estão sofrendo mais com a pandemia, como as que atuam com turismo e hotelaria, e aquelas que estão diante de novas oportunidades de negócios, como as que estão suportando a digitalização. “Temos um comitê que está trabalhando para unificar a estratégia brasileira para startups, pois descobrimos que existem mais de 40 políticas de apoio ao ecossistema. Daqui a 2 a 3 semanas deveremos lançar o site Startup Point, resultado deste trabalho analítico, de redução de sobreposições e facilitação do acesso aos editais”, informou.

Recursos não-reembolsáveis no combate à Covid-19

Newton Hamatsu, Superintendente de Inovação da Finep, abordou os mecanismos de apoio à inovação oferecido pelo órgão, informou que a financiadora já liberou cerca de R$ 50 milhões em recursos não-reembolsáveis de combate à Covid-19 e também criaram linhas específicas focadas em saúde, como para a fabricação de respiradores e de testes de diagnósticos. Ele citou ainda os programas Centelha e o TecInova, de incentivos à inovação em parcerias com os fundos de amparo à pesquisa estaduais. Outro programa citado foi o Finep Startup, que está com inscrições abertas. 

Soluções oferecidas pelas startups

Rafael Guilherme Wandrey, subsecretário de Inovação, da Secretaria de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, citou a pesquisa que realizaram com as startups do InovAtiva Brasil, junto com a Liga Insights e a iDexo, para identificar como o Covid-19 impactou os negócios dessas empresas. “A perda de clientes é real, mas ao mesmo tempo, temos as startups que estão ganhando clientes. Por isso, estamos realizando demo days focados em saúde e outros segmentos para mostrar as soluções que as startups oferecem para facilitar os negócios das pequenas e médias empresas. Esse material pode ser acessado no canal do InovAtiva no YouTube”, explicou.  

Assista ao webinar na íntegra neste link: https://www.youtube.com/watch?v=_-Bs5RdZBm8&list=PL2X1JJqBpAkOvAJ7KS25L7wFzIUUQHMih&index=11

acesso rápido

pt_BRPT