Compartilhe
O congresso mundial de Internet das Coisas, o IOT Solutions World Congress, que será promovido na Espanha de 16 a 18 de setembro, exibe entre os embaixadores 30 apoiadores na divulgação do evento pelo mundo, com uma das instituições baseada na América Latina: a Rede Catarinense de Inovação (RECEPETI). A distância é continental, mas a parceria oferece descontos na inscrição do congresso para membros de 120 entidades de inovação associadas à rede em Santa Catarina.
 
De acordo com o presidente da RECEPETI, Rui Luiz Gonçalves, a maior vantagem da cooperação internacional é o acesso ao conhecimento difundido por 80 das empresas mais influentes no mundo sobre como a Internet das Coisas irá transformar a economia global nos próximos anos. Amazon, Bosch, Deloitte, GE, HP, Indra, Intel, IBM, AT&T e Cisco são algumas das companhias que apresentarão suas pesquisas e projeções durante o congresso, no Centro de Gran Via Venue, em Barcelona.
 
“A participação em eventos dessa magnitude nos leva ao conhecimento da inovação desenvolvida em qualquer parte do mundo e reduz significativamente o delay que muitas vezes acompanha a visão no Brasil sobre o cenário internacional. Precisamos estar abertos ao conhecimento e difundir a informação em nossas redes e habitats de inovação”, ressalta Gonçalves, que também presidiu a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia  (ACATE), de 2008 a 2012.
 
RECEPETI opera projetos no programa de inovação de Santa Catarina
 
A Rede Catarinense de Inovação (RECEPETI) firmou em 2015 dois convênios internacionais para a transferência de tecnologia para Santa Catarina, com centros mundiais de referência em inovação: a Rede Catalã de Parques Científicos e Tecnológicos (XPCAT), na Espanha, e o SRI International, nos Estados Unidos. As parcerias iniciaram com workshops, em Florianópolis, em janeiro e março, envolvendo lideranças catarinenses que integram comitê de implantação do Programa Catarinense de Inovação (PCI).
 
O programa é iniciativa da SDS – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e do Governo do Estado, com a participação  de universidades públicas, comunitárias e privadas, entidades empresariais, parques tecnológicos, incubadoras e outros órgãos governamentais.
 
Em 2014, a RECEPETI foi a entidade habilitada em chamada pública para atuar na estruturação e expansão de infraestrutura de inovação em Santa Catarina. A rede atua junto ao governo e às entidades na implantação de polos regionais e, entre outras atribuições, na formatação de um modelo de governança para os Centros de Inovação em implantação no Estado.
 
A seguir, o presidente da rede, Rui Luiz Gonçalves, fala sobre a parceria com a organização do IOT Solutions World Congress.
 
1) Que conhecimentos e benefícios, os desenvolvedores brasileiros de software, podem adquirir participando do IOT Solutions World Congress?
 
Participar do encontro que reúne o que existe de mais moderno no mundo em tecnologia aplicada a internet das coisas é um diferencial para empresas que querem atuar ou ocupar um espaço nesse mercado, que é imenso e que está apenas começando. Em futuro breve, tudo estará conectado, e o universo das oportunidades é hoje subdimensionado. O IOT Solutions World Congress, irá concentrar as experiências das empresas mais avançadas no mundo no tema e é realizado em Barcelona, na Espanha, região com a qual temos muito a  aprender sobre inovação, por suas redes de parques tecnológicos a pleno funcionamento e alguns modelos que são referências para o mundo. A organização IoT Industrial, que empresta sua base temática a este congresso, foi fundada por empresas como AT&T, Cisco, GE, IBM e Intel para reunir organizações e tecnologia com o objetivo de acelerar o crescimento, adoção e uso da Internet das Coisas industrial. É uma referência incontestável para a visão sobre o assunto.
 
2) De que forma a Recepeti está atuando para promover a participação brasileira no evento?
 
Somos parceiros para divulgação e promoção. Nossa parceria com a XPCAT, a rede catalã de parques científicos e tecnológicos, é bastante abrangente. Temos cooperação para implantação do modelo de gestão dos 13 centros de Inovação que o Governo de SC está construindo nas cidades polo do Estado. Também existe uma cooperação acadêmica, em que alunos e professores de nossas universidades estão em programas de intercâmbio. Além disso contamos com a parceria da XPCAT para busca de parceiros comerciais e de negócios para nossas empresas em Santa Catarina.
 
3) Como a IoT pode se aplicar à indústria?
 
O advento da computação em nuvem e a inclusão de processadores em quase todos os aparelhos eletrônicos, incluindo os controladores eletrônicos em equipamentos domésticos (máquinas, automóveis, eletroeletrônicos) e sistemas de automação em geral, são um impulso para a evolução da internet das coisas. O limite para as aplicações é infinito. Poderemos conectar tudo à internet e controlar o funcionamento remotamente: carros, iluminação, câmeras, eletrodomésticos, até aonde a imaginação permitir.
 
Serviço
Evento: IOT Solutions World Congress
Data: 16 a 18 de setembro de 2015
Local: Gran Via Venue, Barcelona, Espanha
Links úteis
Site oficial: http://www.iotsworldcongress.com
Programação completa: http://www.iotsworldcongress.com/program-schedule
Inscrições: http://www.iotsworldcongress.com/register-as-visitor
Informações sobre descontos: mariel@recepeti.org.br

acesso rápido

pt_BRPT