Compartilhe
 
A cidade de São Paulo possui o ambiente mais favorável para o desenvolvimento de startups na América Latina, apontou o relatório “Global Startup Ecosystem Ranking 2015”, realizado pela Compass, multinacional desenvolvedora de softwares que realiza estudos sobre o setor no mundo desde 2012. As cidades foram avaliadas nos quesitos desempenho, financiamento, talento, alcance de mercado e experiência em criação de startups
 
São Paulo é a única cidade da América Latina listada na última edição do ranking dos 20 maiores ecossistemas de startups no mundo elaborado pela empresa, ocupando a 12ª colocação. Entre os  pontos fortes da cidade, o estudo relaciona o alcance de mercado, o desempenho e o financiamento às suas startups de tecnologia em atividade, cujo número estimado pelos autores é entre 1,5 mil e 2,7 mil.
 
Os investimentos de fundos de venture capital em startups de São Paulo em 2014, foram maiores dos realizados em startups de Seattle, nos Estados Unidos, e logo abaixo dos realizados em Tel Aviv, segundo o relatório. A cidade  também apresentou o terceiro maior índice de crescimento de startups de tecnologia (3,5%), atrás apenas de Berlim (10%), na Alemanha, e Bangalore (4,9%), na Índia.
 
Na liderança do ranking estão Vale do Silício, Nova York, Los Angeles e Boston, nos Estados Unidos, seguidas por Tel Aviv, em Israel. O ranking não inclui cidades da China, Taiwan, Japão e Coreia do Sul, em razão da dificuldade de obter dados mais completos sobre o cenário de startups de tecnologia nesses países asiáticos pela barreira de linguagem, ressalvam os autores do relatório. Mas o relatório estima que cidades como Pequim e Xangai, na China, poderiam estar classificadas no ranking.
 
Os investimentos de fundos de capital de risco (venture capital, em inglês) em empresas nascentes de tecnologia de São Paulo em 2014, por exemplo, foram maiores dos que os feitos em startups de Seattle, nos Estados Unidos, e logo abaixo dos realizados em Tel Aviv, compara o relatório.
 
O resumo do estudo pode ser lido em blog.startupcompass.co/the-2015-global-startup-ecosystem-ranking-is-live.
 
Fonte: Fapesp
  

acesso rápido

pt_BRPT