Objetivo é estimular empreendedores e startupeiros a divulgar ideias e projetos
Ao se cadastrar no portal (www.sebrae.com.br/likeaboss), o internauta responderá um breve questionário, que permite fazer um diagnóstico do negócio ou ideia em fase inicial, traçando um perfil do empreendedor. Com isso, será possível identificar o estágio de maturidade da startup ou projeto. Em seguida, o empreendedor é direcionado para uma área do portal com informações de acordo com sua necessidade. Portanto, será possível encontrar conteúdos direcionados, informações sobre eventos e opções de editais de fomento, conforme a maturidade da startup.
“A proposta é possibilitar uma maior interação entre o Sebrae, empreendedores e startups, identificando suas necessidades e as respectivas soluções que podemos oferecer ou aquelas já existentes no próprio ecossistema e que são mais adequadas para atendê-los. Isso vai fortalecer e impulsionar os negócios digitais, além de expandir nossa interface com esses empreendedores”, assinala Heloisa Menezes.
A partir dessa nova plataforma, o Sebrae vai apoiar negócios nascentes e alavancar aqueles já existentes. “Por isso, inicialmente o site disponibilizará relatórios com indicação de startups para investidores e instituições do ecossistema. Posteriormente, o portal será aberto ao cadastro dos próprios investidores. Portanto, a plataforma poderá ser utilizada como ‘vitrine’ para startups e seus produtos, possibilitando oportunidades de negócios concretos”, diz a diretora técnica do Sebrae. A busca poderá ser feita por estado, categorias e por nível de maturidade.
Futuramente, o portal também funcionará como uma rede social para os empreendedores. Segundo a diretora, “será, além de um canal de comunicação aberto, um ambiente de conexões e troca de conhecimento”.
A partir da agregação de perfis no portal, a plataforma servirá também como base de dados para seleção de startups diante desafios e projetos do Sebrae no Brasil inteiro.