Compartilhe

Projeto da ABDI quer melhorar a competitividade e o desenvolvimento de tecnologias de ponta
 

Em reunião promovida pela ABES no dia 26 de julho, Carlos Frees, especialista em projetos da ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, convidou os associados para participarem do “Ambiente de Demonstração de Tecnologias para Cidades Inteligentes”, que será montado no campus do Inmetro, em Xerém (RJ). A infraestrutura permitirá a integração de diferentes produtos e soluções, possibilitando testar, avaliar e qualificar as tecnologias quanto às questões de interoperabilidade, segurança, desempenho, entre outros quesitos.
 
“A evolução para cidades inteligentes vai demandar tecnologias disruptivas e de ponta, que vão fazer a diferença no Brasil nos próximos anos. Podemos importá-las, o que vai afetar a nossa balança comercial, quebrar empresas e gerar desemprego. Por isso, lançamos esse projeto inédito, que vai apoiar e estimular a competitividade da indústria brasileira de software e as de base tecnológica”, explicou Frees. 
 
“Nesse ambiente, um gestor público poderá ver as tecnologias em operação e entender melhor como funcionam, os benefícios para a população. Saímos do campo conceitual, da teoria, para a prática. Os produtos e soluções terão o aval do Inmetro, que confere mais confiabilidade”, completou o executivo. 
 
A ABDI teve a preocupação de mobilizar atores sociais de diferentes áreas para darem apoio institucional e comporem o conselho consultivo do “Ambiente de Demonstração de Tecnologias para Cidades Inteligentes”, entre eles a Frente Parlamentar em Apoio à Cidades Inteligentes e Humanas, a Associação Brasileira de Automação, a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes & Humanas, além de ABES, ABINEE, ASSESPRO, ACATE, Porto Digital, Embrapii, universidades, entre outros.
 
A previsão é que o Ambiente de Demonstração entre em operação no segundo semestre de 2018. Ele será um guia e uma vitrine para os demandantes de tecnologias para cidades inteligentes e, ao mesmo tempo, um mecanismo de orientação para os demais projetos no Brasil.
 
A agência governamental tem verba estimada de R$ 5 milhões para montar a arquitetura em Xerém (RJ), sendo que as empresas selecionadas devem assumir os custos para disponibilização, implantação, testes e ajustes das soluções.
   
Gestão pública e infraestrutura
 
Frees reconheceu que ainda é preciso progredir na implementação de uma gestão pública mais moderna, possível a partir de um salto tecnológico e de um modelo de administração participativa, eficiente e transparente. Ele citou ainda os avanços do atual Projeto Minha Cidade Inteligente, que é parte integrante do Programa Brasil Inteligente, que visa implantar infraestrutura de fibra ótica e banda larga nos municípios.
 
Hednei Marangoni, da Sondas IT, destacou que as gestões municipais devem integrar todos os órgãos de prefeitura em projetos de cidades inteligentes, pois várias ações permitem o compartilhamento da infraestrutura de serviços e otimização dos recursos públicos. “A parte regulatória no Brasil também é um grande desafio. Usando como exemplo a área de smart grid, na qual temos uma boa carteira de clientes, a ausência de normatização e perspectivas inibe os investimentos das empresas em grandes projetos”. Em sua avaliação, a proposta da ABDI e Inmetro pode ser um relevante ponto de partida para gerar modelos de negócios e parcerias.
 
“O conceito de cidades inteligentes foca o município como um todo e os seus cidadãos. O Brasil, quando precisou, soube evoluir na arrecadação de impostos em todas as esferas da gestão pública por meio das ferramentas tecnológicas. Agora, o projeto da ABDI contribui para darmos retorno aos moradores das cidades, que pagam esses tributos, por meio de investimentos na modernização da educação, da saúde, do saneamento e de outros serviços públicos”, finalizou Ângelo Roberto Oliveira, da Dibute Software. 
 
Informações sobre o Ambiente de Demonstração de Tecnologias para Cidades Inteligentes” pelo e-mail cidadesinteligentes@abdi.com.br ou telefone (61) 3962 8700. As empresas interessadas deverão responder um questionário com detalhes das soluções e passarão por um processo de seleção.
 
Acesse aqui a apresentação disponibilizada pela ABDI.
 

acesso rápido

pt_BRPT