Compartilhe



Empresa lançou versão 3.9 do Maker que agrega agilidade e produtividade à programação

 

O uso de computadores que aprendem e interagem com o ambiente e as pessoas em função do avanço da computação cognitiva não é mais uma aposta para o futuro. Isso já é uma realidade, pelo menos, para a Softwell Solutions, empresa localizada no Parque Tecnológico da Bahia, que firmou recentemente uma parceira mundial com a IBM para uso do Watson no desenvolvimento de software e aplicativos com a versão 3.9 do Maker. 
 
O portal da ABES entrevistou Adriano Bezerra Barbosa, gerente de Serviços e Relacionamento da empresa, formado em Ciência da Computação, sobre os projetos da Softwell e as perspectivas destas novas tecnologias, com capacidades cognitivas similares às do cérebro humano, no desenvolvimento de softwares e nos negócios das empresas.
 
A Softwell atua em todo território brasileiro, além de possuir filial em Portugal, também no Parque Tecnológico, para apoio direto a atuação da empresa na Europa.
 
“Na versão 3.9 do Maker, a grande novidade é a computação cognitiva integrada 100% às soluções desenvolvidas com a tecnologia, assim o IBM Watson entra com a cognitividade e o Maker entra com a produtividade. Existem licenças do Maker em todos os continentes e a tendência é que a expansão seja ainda maior, após a parceria mundial com a IBM”, apontou Barbosa. Acompanhe a seguir mais detalhes da entrevista:
 
O que é a computação cognitiva?
É a capacidade de computadores pensarem (quase) iguais a seres humanos. Através da teoria da aprendizagem, os sistemas serão capazes de interagir sem a necessidade de intervenção humana para realização de tarefas/rotinas/processos da empresa. Com o Maker e a Computação Cognitiva, os sistemas são capazes de entender dados, aprender e raciocinar a partir desses dados. Análises combinatórias, processamentos de imagem, processamento de áudio e texto são realizados de forma simples e eficaz.
 
Quais os impactos que a computação cognitiva promove no universo de TI? E para as empresas?
Antes do aparecimento da computação cognitiva os sistemas sempre foram baseados em programação, ou seja, respondiam a comandos pré-definidos de acordo com uma lógica, porém com a computação cognitiva esse cenário será completamente diferente. Agora, é possível utilizar computadores superinteligentes, como o IBM Watson, para processar informações e realizar tomadas de decisões baseadas em aprendizados de experiências anteriores, semelhante à forma como trabalha o cérebro humano. Com esse tipo de tecnologia, as empresas poderão reinventar totalmente seus produtos para atender as demandas de um mercado extremamente exigente e que está sempre em mutação.
 
Quais os mercados que a Softwell Solutions espera conquistar por meio dessa parceria com a IBM?
Através da parceria mundial com a IBM para o uso da Computação Cognitiva do Watson, aliado ao alto grau de inovação da ferramenta Maker ALL, será possível alcançar mercados jamais atingidos pela tecnologia “convencional” e, tão importante quanto alcançar novos mercados, será modificar de forma significativa e sistemática os mercados já alcançados através de sistemas que podem pensar, aprender, sentir e interagir.
 
Quais são os diferenciais do MAKER 3.9?
A ferramenta Maker é uma plataforma RAD integrada para desenvolvimento de aplicações web e mobile, 100% visual e sem linhas de código, as suas regras são desenvolvidas através de fluxogramas, o que permite que o profissional tenha sua atenção voltada para as regras de negócio sem se preocupar com as linhas de código, dessa maneira é possível atingir produtividade até 60 vezes mais rápidas que soluções de mercado com o mesmo objetivo.
 
No ambiente web, o Maker é capaz de produzir softwares com tecnologia lavo Java ou .NET, além de ser compatível com os principais bancos de dados de mercado como Oracle, SQL Server, Firebird, PostgreSQL, DB2, entre outros. No ambiente Mobile, as soluções são compatíveis tanto com o ambiente Android como o iOS.
 
O Maker possui um repositório de funcionalidade prontas que agilizam a forma como se produz sistemas e, aliado ao desenvolvimento interativo e visual, permite agilidade no processo de desenvolvimento e qualidade do produto gerado. Dentre diversas funcionalidades prontas que a ferramenta traz consigo, vale citar as seguintes: controle de autenticação, usuários e permissões de acesso de forma 100% integrada; templates com padrões visuais distintos e totalmente customizáveis; uma API de funções com mais de 840 funcionalidades prontas para uso, entre outras.
 
 
Sobre a Softwell
 
A Softwell nasceu de uma ideia ousada e inovadora de simplificar a metodologia de desenvolvimento de softwares até então baseada nas linhas de código. Através do desafio de entregar sistemas com qualidade e dentro dos prazos, a Softwell criou uma metodologia para desenvolver sistemas com o Maker, com fluxogramas. Esta metodologia torna possível atingir níveis de produtividades até 60 vezes mais rápido que as demais tecnologias de mercado.
 
A Softwell trabalha sempre com a tecnologia da quale é fabricante, o Maker. Em 2011 foi lançado o Maker Mobile com foco em soluções para dispositivos móveis, também construídos sem necessidade de implementar linhas de código, é possível desenvolver apenas um aplicativo e disponibilizar nas lojas da Apple e Google, sem necessidade de construir dois aplicativos, como tradicionalmente é feito. Assim, com a mesma equipe é possível entregar soluções distintas para cada plataforma.

acesso rápido

pt_BRPT