Compartilhe

Integradora lança solução plug and play na nuvem para processos orçamentários

 

A área de planejamento e controle orçamentário consolida a programação de todos os outros setores que operam dentro de uma companhia. É uma atividade que requer informações precisas e agilidade para gerar os relatórios numa visão contábil e pode se tornar um problema para empresas que não a fizerem corretamente, principalmente em períodos que antecede o novo ano fiscal, momento em que as empresas se programam para as ações do ano e, como premissa, devem cumprir o que traçaram.
 
Para apoiar as empresas na garantia e eficiência na criação e controle do seu planejamento orçamentário, a Sonda IT, uma das maiores companhias latino-americanas de Tecnologia da Informação, lança uma solução plug and play que automatiza e centraliza informações estratégicas, gerando análise do orçamento e as previsões, além de promover ganho de tempo para realizar as simulações de cenários.
 
A solução é disponibilizada na nuvem no ambiente da integradora através de seu Data Center ou pode ser instalada no ambiente da empresa. “O planejamento orçamentário apesar de essencial ainda é uma atividade incipiente, normalmente executado em planilhas, o que o torna frágil e sem controle. Nossa ideia é fornecer um ambiente flexível que ajuda as empresas a se adaptarem de acordo com as novas necessidades, tornando-as cada vez mais competitivas e estabelecendo um modelo de governança corporativa baseada nas melhores práticas globais”, explica o diretor de Analytics & Big Data da Sonda IT, Eduardo Pugliesi.
 
Na gestão do orçamento, a ferramenta pode, por exemplo, gerar forecast e cenários interdependentes, como simular o percentual de Ebitda, custo de produto, quantidade de venda e de estoque e resultados de simulações e o impacto entre elas, além de gerar todos os indicadores pertinentes a esse processo, seja por vendedor, produção ou qualquer outro dado. Para disponibilizar as informações, podem ser criados dashboards gerenciais ou simplesmente conectar a ferramenta ao BI (Business Intelligence) da empresa, tanto para coletar quanto para disponibilizar informações. Além de manter todo histórico gerido com um mecanismo de workflow controlando as agendas para os lançamentos e prazos, assim como aceso controlado por perfil.
 
Além disso, a solução está pronta para ser parametrizada para outras necessidades, tais como folha de pagamento, Recursos Humanos, produção, custo e receita, entre outras áreas que necessitam de planejamento, controle e automatização.
 
Com o uso da ferramenta é possível reduzir 30% do ciclo de planejamento, 50% do tempo de simulação, 60% do tempo de criação de relatórios, 40% do esforço de TI para apoio nos processos de negócio e ainda ter um aumento de 40% da confiabilidade das informações. Ao todo, 50 empresas já implementam a ferramenta. Entre elas está a Gomes da Costa, indústria de conservas de pescado. “Nosso maior ganho com a solução foi a confiabilidade. Obtivemos essa qualidade com o input direto no sistema em um único formato. Além disso, a descentralização do orçamento gerou uma nova cultura de responsabilidade com as outras áreas, estabelecendo um novo modelo de governança corporativa. É importante citar que também adquirimos outros ganhos que são destaques, tais como controle, análise e agilidade na consolidação dos dados”, finaliza Anna Caroline Stem, controller da Gomes da Costa.

 

acesso rápido

pt_BRPT