Compartilhe
 

Gerar oportunidades de trabalho e promover capacitação e inclusão de pessoas com autismo no mercado de TI é a missão da empresa social Specialisterne, de origem dinamarquesa e que está presente no Brasil desde 2015, fornecendo serviços de capacitação, emprego e coaching para autistas, além de consultoria para empresas.
 
A Specialisterne tem procurado contribuir para a solução de um problema global: a prevalência alta de autismo entre a população, que é acompanhada de um percentual representativo dessas pessoas que está fora do mercado de trabalho.
 
“O espectro do autismo é muito amplo. Nossos alunos, de maneira geral, apresentam autismo de alto-funcionamento e se destacam por alguns talentos, como raciocínio lógico, capacidade de memória, direcionamento da atenção por períodos longos para uma só atividade e valorização da comunicação de forma clara e direta, além da motivação para trabalhar com computadores”, explica Fernanda Lima, Diretora de Formação da Specialisterne.
 
Afinidade com tecnologia, computação e softwares
 
A capacitação dura em torno de 5 meses e é dividida em módulos com aulas teóricas e práticas, que visam valorizar os talentos individuais, promover o desenvolvimento de competências e orientar sobre relacionamento no mercado de trabalho, programação e novas tecnologias. A formação inclui aulas sobre a metodologia de gestão de projetos Scrum, testes de software, noções de estatística, entre outros tópicos
  
“No processo de entrada dos nossos alunos, avaliamos se eles possuem motivação para trabalhar e interesse pela informática. A diferença de background entre eles é grande. Temos desde o autodidata até aquele com pós-graduação. A idade média é de 18 anos”, explica Fernanda. Cada turma tem, no máximo, 12 participantes a fim de proporcionar um programa individualizado.
 
Após a capacitação, eles são contratados pela Specialisterne, passam a atuar como consultores e a prestar serviços para empresas de TI. Após ingressarem no mercado de trabalho, recebem coaching, pelo menos uma vez por semana, pois a consultoria fornece apoio para a construção de uma carreira no setor.
 
A Specialisterne realiza periodicamente “jornadas de portas abertas” para apresentar a proposta do programa para os autistas, suas famílias e representantes de empresas.
  
Inserção do autista no mercado de trabalho
 
Dentre as companhias que possuem consultores em sua equipe destaca-se a SAP, uma parceira global da Specialisterne. “A contratação de pessoas com autismo faz parte de um programa global da SAP, o Autism at Work, lançado globalmente em 2013 e implementado na SAP Brasil há quase 3 anos”, esclarece Eliane De Mitry, Gerente de Recursos Humanos da companhia. Atualmente, são nove consultores, sendo que três deles participam das atividades de desenvolvimento no Laboratório da SAP para a América Latina, sediado em São Leopoldo (RS), e os demais trabalham em São Paulo e no Rio de Janeiro, como estagiários, em diversas áreas, como suporte a vendas, treinamento de parceiros, consultoria de tecnologia e controladoria.

“Antes do profissional iniciar seu trabalho na SAP, fazemos reuniões com o gestor e o time ao qual ele será integrado. Apresentamos o programa e os detalhes sobre o autismo para a equipe, para que entendam o transtorno e alguns comportamentos dos profissionais no dia a dia. Isso ajuda muito na adaptação e na desmistificação de conceitos distorcidos a respeito do autismo”, ressalta Eliane.
 
De acordo com a executiva, os gestores das áreas têm destacado o engajamento dos consultores e elogiado a performance deles no time. “Esse programa faz parte da estratégia de Diversidade e Inclusão da SAP, parte do pilar de Pessoas com Capacidades Diferentes, alinhado ao nosso compromisso de criação de uma cultura inclusiva que possibilite a melhoria dos resultados da companhia e também dos nossos clientes e parceiros”, finaliza.

Felipe Ribeiro é um dos consultores Specialisterne que atuam na SAP. Ele explica que ouviu falar da empresa social em setembro de 2015, nos ensaios de um elenco de teatro do qual participava. “Uma colega de palco estava matriculada no treinamento da Specialisterne e seu pai me explicou a respeito e despertou meu interesse pelo programa”, contou.

Além de fazer teatro como hobby e terapia, Felipe trabalhava, nessa época, como teleoperador receptivo em uma empresa de outsourcing, atendendo chamadas no departamento de cartões de crédito de uma companhia financeira global.  “Concluir o treinamento na Specialisterne me concedeu a oportunidade de exercer serviços na SAP, uma companhia multinacional na qual eu tinha interesse de trabalhar um dia. Reconheço que não conseguiria uma indicação para estágio tão cedo como a parceria da Specialisterne com a SAP me proporcionou”, avalia.

Sobre a Specialisterne

A ideia de criação da Specialisterne veio de Thorkil Sonne que, na época, era diretor em uma empresa de tecnologia e pai de uma criança diagnosticada com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Ele fundou a empresa social em 02 de fevereiro de 2004 e, depois, levou o projeto para outros países, como Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Áustria e Reino Unido. Na América Latina, a atuação da consultoria está em expansão, com novas bases de formação e treinamento no Brasil, localizadas em São Leopoldo (RS) e Rio de Janeiro (RS), e também em Buenos Aires (Argentina).

 

acesso rápido

pt_BRPT