Compartilhe

A Robbiot, startup que atua com a Internet das Coisas (IoT) Industrial, criou um ecossistema de empresas multinacionais como a Microsoft, Intel, Giesecke & Devrient (G&D), Artimar e Durannio, para garantir a proteção da vida do trabalhador em ambientes perigosos através de wearables, Big Data e ferramentas analíticas para a prevenção de acidentes. 
 
O desenvolvimento de sistemas de segurança no trabalho com as tecnologias da Internet das Coisas é uma necessidade, de acordo com dados do Ministério do Trabalho. No ano de 2015, por exemplo, ocorreram mais de 850 paralisações de plantas industriais em decorrência de ameaças à integridade de trabalhadores, causando grandes prejuízos. A indústria possui diversos desafios ao criar valor com seus produtos e ao mesmo tempo proteger seus colaboradores, a comunidade e seus ativos. Para superar este desafio com a Internet das Coisas Industrial é necessária a utilização de sistemas e equipamentos resilientes e profissionais de alto nível.
 
“A Internet das Coisas em ambiente de missão crítica industrial demanda um ecossistema tecnológico robusto diferente de aplicações para IoT de massa”, afirma Roberto Williams, CEO da Robbiot. “A Robbiot estruturou um ecossistema de parceiros estratégicos como a Microsoft para atender a necessidades específicas da indústria em operações de risco”.
 
Integração dos parceiros estratégicos
 
“A Microsoft é uma empresa de serviços e plataforma tecnológica. Para entregar essa oferta com valor aos nossos clientes, precisamos de parceiros inovadores como a Robbiot. Estamos orgulhosos de ter a adoção da nossa nuvem neste projeto de IoT crítico e por contribuir cada vez mais para o desenvolvimento deste tipo de tecnologia”, comenta Richard Chaves, diretor de Inovação e Novos Produtos da Microsoft no Brasil.
 
À medida que a indústria se desenvolve na quarta onda de revolução industrial (Industry 4.0) surgem oportunidades de levar suas operações a um nível inédito de eficiência e segurança. A Robbiot implementou sua solução turnkey em um dos ambientes mais críticos para o desenvolvimento de IoT: a Mineração. Utilizou para isto a plataforma Azure, dando suporte ao desenvolvimento de Big Data e análises em nuvem para fornecer insights importantes sobre riscos presentes nas operações com grandes com features avançados como inteligência artificial, visualização de dados e integração com aplicações corporativas.
 
A comunicação se dá por tecnologia LoRa, provida pela Artimar, utilizando-se de hardware IoT Industrial desenhados pela Durannio com produtos Intel de última geração.
Com o desafio de proteger o wearable de ataques de hackers a Giesecke & Devrient, realizou o provisionamento dos dispositivos através de sua plataforma de gestão de chaves de criptografia.
 
A Robbiot é uma startup em IoT industrial de missão crítica, com soluções para segurança no trabalho em várias verticais como mineração, O&G, construção civil e indústrias químicas. Atuando no Brasil e Canadá, a Robbiot vem aperfeiçoando a segurança dos colaboradores em operações de risco. Mais informações sobre a parceria entre a Microsoft e a Robbiot serão compartilhadas em um estudo de caso de segurança de trabalhadores utilizando-se de Internet das Coisas. Mais informações: http://www.robbiot.com/.
 

acesso rápido

pt_BRPT