Compartilhe
 

Programa firma parceria com a aceleradora corporativa Inove Senior

 
Criado há dois anos e depois de promover 1.440 horas de consultoria para empresas nascentes, o programa Startup SC (www.startupsc.com.br) estabelece mais um braço de atuação: o venture capital. O primeiro passo foi dado a partir da parceria com o programa de aceleração corporativa Inove Senior, idealizado pela Senior, empresa referência em desenvolvimento de softwares de gestão no Brasil, e que está selecionando até 10 ideias para serem aceleradas.
 
“No venture capital, grandes empresas assumem o lugar do investidor de startups, é uma tendência mundial. O Inove Senior é semelhante a iniciativas com esse perfil, que deram muito certo. Nossos objetivos são os mesmos, por isso estabelecemos esta parceria”, conta o coordenador do Startup SC, Alexandre Souza. O programa, que já capacitou 80 startups e está com inscrições abertas para a 5ª turma, pretende ir além da qualificação dos empreendedores e de seus negócios, e aproximá-los das grandes empresas do setor de tecnologia de Santa Catarina. A parceria prevê a sincronização das atividades desenvolvidas pelos dois programas. De acordo com o diretor de Marketing e Produto da Senior, Alencar Berwanger, esta iniciativa vai otimizar o tempo de capacitação do programa de aceleração, aproveitando a expertise e a credibilidade do programa coordenado pelo Sebrae-SC.
 
Para Souza, o principal diferencial do Inove Senior é o acesso a novos canais de distribuição. “O acesso a uma rede de mais de 5 mil clientes e parceiros potencializa muito as chances de sucesso de uma empresa nascente”, afirma. Além disso, o programa de aceleração corporativa, considerado pioneiro em Santa Catarina, ainda traz vantagens para empresas consolidadas. Segundo o coordenador do Startup SC, a iniciativa é similar a de outras grandes empresas de tecnologia que investem em startups ou em spin-offs, em busca de soluções inovadoras para seus negócios.
 
A grande vantagem de investir em um negócio nascente fora da estrutura da empresa, de acordo com ele, é mantê-lo livre dos controles e processos burocráticos que são necessários às grandes organizações, mas que tiram a flexibilidade e dinamismo dos negócios nascentes.  “Nas startups, há menos hierarquia, menos processos estruturados e muito jogo de cintura para permitir a configuração do modelo de negócio, na medida em que ele vai se constituindo. Quanto maior o grau de inovação do produto ou do modelo de negócio, maior é a necessidade de se manter longe das estruturas existentes das corporações”, explica.
 
Sincronia vantajosa

Na prática, a parceria inicia com a participação do coordenador do Startup SC na banca de avaliação das ideias pré-selecionadas para a aceleração – a primeira etapa da seleção encerrou no dia 10 de fevereiro. Todas as startups selecionadas pela Senior terão acesso ao Programa de Capacitação Startup SC, no qual poderão participar de uma série de workshops, palestras e sessões de mentoria, ministradas por consultores do Sebrae/SC, no período de dois meses.
 
As ideias selecionadas pela Senior também terão acesso aos benefícios oferecidos pelos parceiros do Startup SC, como: créditos para utilização da plataforma AWS, assinatura grátis na ferramenta de gestão empresarial ContaAzul, assinatura grátis na ferramenta de envio de emails SendGrid, assinatura grátis na ferramenta de atendimento ao cliente Zendesk, desconto do software de gerenciamento de marketing digital RD Station, entre outros.
 

 

acesso rápido

pt_BRPT