Compartilhe


Em 2017, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançou o edital do Programa Conexão Startup Indústria, quando as indústrias colocaram seus problemas e as startups se apresentaram para resolver. “A saída para a retomada do crescimento e ampliação da competitividade e produtividade do país está na inovação. E foi com essa perspectiva que nasceu o Programa Conexão Startup Indústria, como uma nova alternativa para a inovação. O Programa é a ponte entre indústrias e startups, que juntas produzem inteligência e soluções para um Brasil mais competitivo”, explica Guto Ferreira, Presidente da ABDI.
 
Agora, após a participação da ABDI no Fiware em Portugal, um dos maiores eventos da Europa sobre tecnologia, foi anunciado um edital com o Governo Português, para conectar startups e indústrias brasileiras e portuguesas. “Será feito um edital entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e nossos parceiros portugueses, onde as indústrias entram por uma porta e as startups por outra e ambas são conectadas”, diz o Presidente da ABDI. Portugal foi escolhido para essa parceria por nossa relação histórica e, principalmente, por ter um grande ecossistema, com fortes startups. Além de facilitar a união e o aumento de comércio, o país pode ser considerado uma porta de entrada para a Europa, fazendo com que empreendedores brasileiros exportem suas soluções.
 
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) busca a conexão dos dois ecossistemas de inovação industrial e de acordo com Leonardo Reisman, Chefe da Assessoria Internacional da ABDI, a ideia é lançar uma agenda bilateral entre a Secretaria de Indústrias do Governo Português e a ABDI, em que o principal objeto dessa cooperação será o lançamento do edital do Conexão Startup Indústria. “Estamos construindo este acordo e a ideia é de voltarmos para Portugal ainda em junho, para realizarmos as assinaturas e estabelecer uma data de lançamento”, explica Reisman.

 

acesso rápido

pt_BRPT