Compartilhe



Desde 2008 na liderança do ranking formado por 43 setores de atividade da Pesquisa de Fusões e Aquisições da KPMG no Brasil, o setor de Tecnologia da Informação foi mais uma vez o que registrou o maior número de transações, com 99 negócios somados em 2013, apenas cinco operações a menos que as registradas em 2012, ano em que também obteve o recorde de negociações no segmento.
 
“Apesar da pequena queda, o setor manteve seu ritmo liderando o número de operações no Brasil. Destaque para as transações domésticas que responderam por 55% de todas as negociações do segmento”, afirma Luis Motta, sócio líder da área de Fusões e Aquisições da KPMG no Brasil e responsável pela pesquisa.
        
As operações do tipo CB1, que envolvem empresa de capital majoritário estrangeiro adquirindo, de brasileiros, capital de empresa estabelecida no Brasil, foram retomadas, principalmente, no último trimestre de 2013, responderam por 29 operações, 14 registradas no último trimestre. “Isso demonstra que o apetite estrangeiro se intensificou”, explica Motta.

Número de operações no setor de TI em 2013 
 

Doméstica CB1 CB2 CB3 CB4 CB5 Total
54 29 4 1 11 99

 

Empresas de internet
 
As fusões e aquisições envolvendo Empresas de Internet (também conhecidas como “ponto com”) totalizaram 50 transações em 2013, seis a menos em relação a 2012, quando houve o recorde do setor.
 
Número de operações no setor de Empresas de Internet em 2013

 

Doméstica CB1 CB2 CB3 CB4 CB5 Total
25 23 2 50

Legendas

Transações Domésticas: entre empresas de capital brasileiro

  • CB1: Empresa de capital majoritário estrangeiro adquirindo, de brasileiros, capital de empresa estabelecida no Brasil.
  • CB2: Empresa de capital majoritário brasileiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no exterior.
  • CB3: Empresa de capital majoritário brasileiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no Brasil.
  • CB4: Empresa de capital majoritário estrangeiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no Brasil.
  • CB5: Empresa de capital majoritário estrangeiro adquirindo, de brasileiros, capital de empresa estabelecida no exterior.

acesso rápido

pt_BRPT