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Com uma trajetória consolidada de mais de 70 anos, o periódico argentino Clarín avança com seu projeto de transformação digital – iniciado há alguns anos. Com os Hypercards e o HyperIntelligence, novas tecnologias da MicroStrategy, toda a empresa, incluindo os mais de 400 jornalistas que todos os dias produzem conteúdos para as plataformas impressa, móvel e digital, recebem informações sobre a performance de seus conteúdos, dados que lhes ajudam a tomar melhores decisões

Receber dados de seu interesse e gerenciar o conteúdo produzido, em tempo real, enquanto escrevem suas próximas matérias, sem sequer sair do editor de texto. Este é o mundo ideal para qualquer jornalista. E é exatamente essa possibilidade que o Clarín, um dos mais influentes e tradicionais jornais em circulação na Argentina, está introduzindo no dia a dia dos seus colaboradores.

A empresa do setor midiático foi a primeira na América Latina a implementar o HyperIntelligence, recém-lançado recurso da MicroStrategy que tem a capacidade de levar informações estratégicas com mais facilidade diretamente a quem a necessita, sem nenhum clique, impulsionando a transformação digital. Com uma trajetória de 73 anos, o Clarín mantém a liderança jornalística e comercial no mercado argentino e faz parte do top 3 de língua espanhola.

No Clarín, o objetivo sempre foi aproximar informações gerenciais e analíticas das plataformas de uso natural dos usuários. No caso específico da redação, são mais de 400 jornalistas que precisam ter acesso aos indicadores da performance de seus conteúdos em tempo real. Em 2017, com a ideia de inovação em mente, o periódico passou por um grande processo de transformação e criou uma sala de redação multiplataforma, que funciona simultaneamente para as diferentes versões do jornal, como impresso, digital e em dispositivos móveis. A incorporação do Business Intelligence (BI) e Analytcs aconteceu no início de 2015, quando a empresa tomou a decisão de construir um departamento de Big Data e Analytics para fornecer serviços de dados para todas as áreas.

Análise em tempo real

"Desde então nunca deixamos de crescer e incorporar novas funcionalidades, sempre de forma inovadora e com foco na geração de valor, tanto do ponto de vista monetário (maior receita, menores custos etc.), como de tomada de decisão, que tem se tornado cada dia mais inteligentes e rápidas", ressalta Pablo Giudici, líder de Big Data e Analytics do Clarín.

Segundo ele, a razão para adotar o HyperIntelligence e em particular os Hypercards é porque queriam aproximar ainda mais os dados dos usuários e superar a barreira natural que existe em organizações que possuem uma história e um peso cultural fortes, na qual as pessoas tendem a ser mais conservadoras e acham difícil ir buscar informações em outras plataformas. "Usando os Hypercards conseguimos trazer os dados para o contexto dos jornalistas e para as plataformas que mais usam, como o CMS (Content Management System) e o site clarin.com, aonde eles podem ver a evolução e o desempenho de seus conteúdos sem esforço, apenas passando o mouse sobre o título de uma notícia, em cima do nome de uma seção ou até mesmo ver as suas próprias métricas de desempenho com acesso a um card desenvolvido para esse fim. Isso tudo auxilia tanto os jornalistas, como os diretores da redação a entenderem o que está acontecendo com o conteúdo e, dessa forma, tomarem decisões rápidas para ajustar seu desempenho", ressalta.

A plataforma da MicroStrategy é usada por todos os níveis da empresa, desde os diretores que usam iPads, passando por gerentes e jornalistas que usam Hypercards, quadros de bibliotecas, relatórios e dispositivos móveis, até os níveis operacionais de administração, call center e vendas usando Hypercards, relatórios e APIs Microstrategy para integrar dados ao front-end. Isso é especialmente útil para o Clarín, devido ao grande número de usuários que requerem acesso à informação. Com o uso dos Hypercards, esse desafio foi resolvido e o processo de transformação digital foi acelerado. Além de que o recurso não requer muito treinamento ou curvas complexas de aprendizagem.

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