Compartilhe

O Núcleo de Computação Científica (NCC) da Unesp, em parceria com a Intel,  inaugurou o Laboratório de Processamento de Alto Desempenho para realização de testes de escalabilidade de software e pesquisa na área de paralelismo.
 
“É cada vez mais importante que pesquisadores e estudantes compreendam não apenas os conceitos de paralelismo, mas também adquiram noções práticas do potencial de escalabilidade e relacionadas ao uso dessas novas tecnologias”, afirma Sérgio Novaes, diretor científico do NCC/Unesp.
 
A implantação da plataforma de testes está sendo realizada gradativamente, tendo como base o Programa Acadêmico Intel, que atualmente está contemplando a área de Programação Paralela, que envolve o acesso a recursos de software, materiais de curso, fóruns acadêmicos, uso remoto de laboratório (Multicore Lab) e suporte ao desenvolvimento de aplicações. O laboratório de ensaios para programação paralela da Unesp será o primeiro 'manycore testing lab' implantado fora dos EUA.
 
“O Laboratório de Processamento de Alto Desempenho é uma iniciativa da Intel e da Unesp que irá possibilitar o acesso remoto da comunidade acadêmica à arquitetura Xeon Phi sem a necessidade de uma infraestrutura local. A nossa expectativa é que um grande número de professores e alunos se beneficiem desta iniciativa”, comenta Nuno Simões, diretor de Software da Intel Brasil.
 
Os pesquisadores interessados em usar a plataforma experimental serão convidados a participar da Comunidade Acadêmica Intel e incentivados a compartilhar os resultados obtidos, caso tenham interesse em divulgar material didático, casos de sucesso ou 'white papers' de resultados interessantes.
 
Mais informações sobre o Programa Acadêmico da Intel e como instituições de ensino podem participar podem ser obtidas em software.intel.com.
 

acesso rápido

pt_BRPT