Compartilhe

Por conta do cenário atual, a instituição espera apresentar cerca de 15 mil aulas por semana; o atual modelo já registra 80% de aprovação pelos alunos

Mais de 300 mil estudantes da Estácio em todo o país estão utilizando o Microsoft Teams, plataforma de colaboração, para dar continuidade às suas aulas. A decisão de migrar para o ensino remoto foi feita com o objetivo de minimizar os impactos por conta do cenário do COVID-19 e a estimativa é de que 15 mil aulas sejam ministradas semanalmente.

De acordo com a Estácio, 80% dos alunos avaliaram as aulas online como ótimas ou boas e o modelo está registrando índices altos de presença, por vezes até maior que os identificados presencialmente. No curso de medicina, por exemplo, as 130 aulas programadas tiveram 99% de presença. Além disso, a direção identificou que a adesão a simulados teve recorde de participação, atingindo 68%, em comparação com 50% quando o modelo era realizado presencialmente.

"Mesmo no cenário da crise, o número de acesso a essa atividade aumentou. Isso é uma evidência de que os alunos estão realmente estudando de casa e incorporaram as aulas remotas como parte de seu cotidiano. A vida acadêmica deles está fluindo, sem prejuízos", comemora Juliana Matos, diretora de Ensino.

Agora, os alunos continuam organizados de acordo com seus cursos e turmas e têm, online, as mesmas aulas que teriam presencialmente, com seus respectivos professores e de acordo com os horários pré-estabelecidos no calendário acadêmico. As programações são transmitidas ao vivo por meio do Microsoft Teams, com interações de dúvidas e discussões via chat, e ficam gravadas na plataforma para o acesso posterior.

"Percebo que muitos alunos que são mais envergonhados de participar das aulas em sala se sentem mais à vontade para perguntar via web. O número de perguntas está maior e os alunos lidam com muita facilidade com a plataforma. É uma geração que gosta do ambiente virtual e está se virando muito bem com o novo formato de aulas", explica a Profa. Dra. Tâmara Lis, dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Design Gráfico da unidade da Estácio em Juiz de Fora (MG).

Além dos alunos, a mudança impactou o corpo docente e, também o setor administrativo, que continua com a rotina de atendimento aos alunos via Microsoft Teams. Ainda, a Estácio está realizando o seu primeiro vestibular online para os cursos que terão início no segundo semestre.

acesso rápido

pt_BRPT