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O segundo trimestre marcou a grande virada dos smartphones no mercado brasileiro. As vendas de celulares inteligentes superaram, pela primeira vez, a dos aparelhos tradicionais. De acordo com a IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, de abril a junho foram vendidos aproximadamente 15 milhões de celulares no país, deste total 54% foram smartphones, contra 46% de feature phones (telefones celulares tradicionais).
 
Segundo o relatório da IDC Brasil, o mercado total de celulares cresceu 3% no segundo trimestre comparado ao mesmo período em 2012. Enquanto as vendas de smartphones cresceram 110%, os celulares tradicionais tiveram uma retração de 35%.
 
Para Leonardo Munin, analista de mercado da IDC Brasil, o bom resultado alcançado no trimestre comprova que a migração de feature phones para smartphones está de fato acontecendo, e de maneira muito acelerada, surpreendendo até as expectativas feitas no começo do ano para este mercado. A forte demanda por smartphones no Dia das Mães, por exemplo, deixou vários fabricantes sem estoque de equipamentos.
 
“Este impressionante crescimento dos smartphones se deu por vários movimentos distintos e complementares, como por exemplo, a ampliação do mix de produtos em diferentes faixas de preço por parte dos fabricantes, o aumento das promoções e a maneira como os aparelhos estão sendo expostos tanto na operadora como no varejo”, comenta Munin. Ele também aponta o início da aplicação da desoneração fiscal (MP do Bem) para os produtores locais de smartphones como um fator importante, diminuindo os preços na ponta e alavancando as vendas.
 
O preço médio dos smarphones, que estava em torno de US$316 no primeiro trimestre, caiu para US$240, o que explica em parte a explosão de vendas e o fato desses dispositivos terem se tornado populares. No entanto, a IDC vê um mercado repleto de oportunidades em todas as categorias de preços, inclusive no high-end, onde nota-se um crescimento da competição entre os fabricantes. “Smartphones de menor preço seguem ganhando participação no mercado, mas a chave para o sucesso dos fabricantes é manter esta oferta de preços baixos em adição a uma oferta de produtos e serviços premium também”, diz Munin.
 

Do total de 8,3 milhões de smarphones vendidos no segundo trimestre, 90% eram dispositivos com sistema operacional Android. Os dados da IDC apontam também um significativo aumento da quantidade de celulares inteligentes multi-sim, que há um ano representavam 15% do mercado e, hoje, correspondem a mais de 40%.
 
“Fica agora a expectativa por configurações melhores nos dispositivos low e mid-end. Telas maiores e câmeras de qualidade superior são alguns dos requisitos que devem evoluir nestas categorias de entrada do mercado. O mercado do high-end ganhará lançamentos até o fim do ano, que deverão aquecer e acirrar a competitividade na categoria”, conclui o analista da IDC.

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