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O tema “desafios e oportunidades em tempos de confinamento” foi abordado no webinar "Novos Tempos: Panorama e Perspectivas", por Francisco Eduardo Espuny, da Matrix Sistemas – Saúde Diagnóstica, promovido pela ABES no dia 25/03. Ele comentou que o setor de tecnologia da comunicação e software tende a conseguir manter as operações, mesmo em tempos de reclusão, especialmente as que estavam preparadas com planos de contingência mas, como todo setor econômico, deverá sentir algum impacto da crise.

“Entendo que neste período de desafios e em busca de sobreviver aos efeitos da pandemia nos negócios, existem muitas coisas que os empresários podem fazer, entre elas está identificar o break-even, ou seja, o ponto de equilíbrio entre despesas e receitas para manter a operação funcionando. Outra ação é estar atento a todas as medidas que o governo está tomando ou vai tomar de incentivo ao funcionamento das empresas, como os benefícios fiscais e alternativas para a lei trabalhista, a fim de usar tudo isso a favor do seu negócio e com muito critério”, esclareceu Francisco. Nessa lista estão os financiamentos, as condições especiais e moratórios para pagamento de impostos, entre outras.

Outras medidas indicadas pelo executivo foram: planejamento de curto prazo e negociação com clientes e fornecedores; apostar no caminho associativo, pois as entidades, como a ABES, encaminham as reivindicações setoriais ao governo; manter o contato com os clientes atuais, para mostrar que mesmo com a quarentena, a empresa está ativa e se preocupando com ele; e cuidar do bem-estar dos colaboradores.

“Eu detesto a palavra shutdown. O mercado não está parado, tem muita gente, como nós, que está trabalhando. Por outro lado, entendo que não é hora de gastar tempo com grandes planos estratégicos, porque ninguém sabe o cenário futuro. É melhor concentrar esforços, agora, na manutenção do cliente, na revisão dos processos e na consolidação da situação”, completou Francisco.

Outras sugestões apresentadas foram: avalie melhor os recursos que os softwares já existentes em sua empresa podem oferecer e se os colaboradores estão treinados para utilizá-los. “Neste momento de home office, eu descobri que a maior parte das empresas gasta muito dinheiro em ferramentas para suportar a própria operação, mas é preciso aumentar o grau de envolvimento com essas ferramentas. E não descuide de ter um bom sistema de segurança da informação, pois os ataques cibernéticos continuam em expansão”, finalizou.

Veja mais sobre este webinar em:
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Home office: aprendizado e engajamento
Reflexões sobre digitalização das relações, virtualização do tempo e comunicação

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